Pesquisar

Produção pecuária tem vindo a subir e rendimento dos produtores também

Miguel Albuquerque diz que a produção pecuária tem vindo a subir na Região. Paralelamente, o rendimento dos produtores também tem aumentando substancialmente. 25-06-2023 Presidência
Produção pecuária tem vindo a subir e rendimento dos produtores também

O presidente do Governo Regional visitou hoje a Expo Pecuária da Ponta Delgada, tendo sublinhando o crescimento que a Pecuária vem tendo na Região, de ano para ano.

O governante destacou o crescimento do preço pago ao produtor pecuário, em 2022, na ordem dos 17,4%. E ainda salientou os 3,1 milhões de euros que a Região disponibiliza ao nível dos fatores de produção e mais 330 mil euros ao nível da reserva de crise, de modo a comparticipar nos adubos e outros fatores de produção.

Com a comparticipação, o Governo conseguiu com que os custos junto da Pecuária fossem mais baixos e que os rendimentos de produtores fosse, desta forma, superiores.

«No ano passado, houve um aumento na produção de 24 mil toneladas, ou seja mais 12,4%. Os ovos também aumentaram a produção. Houve um acréscimo em 24 milhões, ou seja mais 6%. A carne de frango teve um acréscimo de 3.263 toneladas (mais 2,4%), enquanto a carne bovina subiu 6,2% e a pesca subiu mais 10,5%», disse ainda.

A Expo Pecuária vai na oitava edição e é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Ponta Delgada.

No certame são contempladas diversas espécies animais, desde caprinos, bovinos, ovinos, e aves a suínos e coelhos, distribuídos pelos vários currais disponíveis.

Participam na feira 12 produtores, com 28 animais.

Também estão patentes seis barracas de comes-e-bebes, bolo do caco e espetada regional.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.