Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar
Saúde e Proteção Civil
Comunicado: Transporte Não Urgente de DoentesComunicado: Transporte Não Urgente de DoentesEsclarecimento sobre a atividade do Transportes Não Urgentes dos Utente
SESARAM visita Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital Garcia da OrtaSESARAM visita Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital Garcia da OrtaA Unidade de Ação Social do SESARAM observou e conheceu “in loco” a dinâmica e a metodologia de trabalho implementada na UHD do hospital e, em particular, a área de intervenção social.
Madeira acolhe 16º curso “Escola de Outono de Medicina do Adolescente”Madeira acolhe 16º curso “Escola de Outono de Medicina do Adolescente”O curso teórico-prático tem uma duração de três dias, iniciou a 29 de setembro e termina a 1 de outubro, e conta com a participação de 50 formandos regionais e nacionais, internos de formação específica de pediatria e de Medicina Geral e Familiar, especialistas de Pediatria e de Medicina Geral e Familiar.
"A 29 de setembro de 2022 celebra-se o Dia Mundial do Coração, e o desafio é decidir com o coração!""A 29 de setembro de 2022 celebra-se o Dia Mundial do Coração, e o desafio é decidir com o coração!"No ano de 2022, o lema do Dia Mundial do Coração é “Use o coração para cada coração”, dando relevo ao significado simbólico do coração.
"A Madeira estará mais preparada para continuar a Salvar Vidas se tiver uma resposta integrada""A Madeira estará mais preparada para continuar a Salvar Vidas se tiver uma resposta integrada"Segundo Pedro Ramos, a Madeira estará mais preparada para continuar a Salvar Vidas se tiver uma resposta integrada, associada a uma maior formação e diferenciação, às tecnologias e às novas ferramentas que estarão ao dispor.  
Proteção Civil atualiza protocolo com a Escola Nacional de BombeirosProteção Civil atualiza protocolo com a Escola Nacional de BombeirosEste protocolo que é válido por tempo indeterminado, permite também o intercâmbio entre formandos e formadores do SRPC, IP-RAM e da ENB, nas diversas áreas formativas.
Governo Regional vai reforçar o apoio às Instituições de Saúde MentalGoverno Regional vai reforçar o apoio às Instituições de Saúde MentalO secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, em representação do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, participou na cerimónia de abertura das V Jornadas Hospitaleiras de Saúde Mental sob o tema "A pessoa no século XXI. E agora?”.
Pedro Ramos entregou veículo de apoio ao resgate em montanha aos bombeiros da Calheta  Pedro Ramos entregou veículo de apoio ao resgate em montanha aos bombeiros da Calheta  Um investimento do Governo Regional, através do Serviço Regional de Proteção Civil, na ordem dos 27 mil euros que irá dotar os bombeiros da Calheta de uma melhor capacidade de resposta no socorro e resgate de acidentados em locais de acesso mais limitado.  
Saúde relembra investimentos realizados na área de EnfermagemSaúde relembra investimentos realizados na área de EnfermagemEsta política de apoio e valorização dos recursos humanos vai ao encontro do preconizado no Programa de Governo em matéria de Recursos Humanos.
“Cancro Cabeça e Pescoço” foi tema de conferência na Escola Horácio Bento de Gouveia“Cancro Cabeça e Pescoço” foi tema de conferência na Escola Horácio Bento de GouveiaA iniciativa decorreu no âmbito da campanha europeia “Make Sense Campaign”, no sentido de sensibilizar para o Cancro de Cabeça e Pescoço e para a importância do diagnóstico precoce.
Grupo de Ajuda Mútua Madeira  retoma sessões de apoio do AVCGrupo de Ajuda Mútua Madeira  retoma sessões de apoio do AVCAs reuniões são realizadas mensalmente, mais precisamente no último sábado de cada mês estando, então, a próxima agendada para o dia 24 de setembro.
Formação em Stress e Trauma no Teatro de Operações, destinadas a agentes de Proteção Civil Formação em Stress e Trauma no Teatro de Operações, destinadas a agentes de Proteção Civil Investimento - 900€ euros permitirá abranger cerca de 300 Agentes de Proteção Civil.
IASAÚDE consolida estratégia de proximidade com os prestadores IASAÚDE consolida estratégia de proximidade com os prestadores Até à data, já foram realizadas visitas aos prestadores com acordo de facturação, cooperação e/ou convenções (clínicas e laboratórios da RAM) e ópticas aderentes aos programas de saúde +Visão e +Visão Crianças e Jovens, de diversos concelhos da Região Autónoma da Madeira, estando prevista a continuidade destes encontros.   
Médico cirurgião de Israel, Itamar Ashkenazi, com larga experiência em incidentes multivítimas vai proferir conferência “Academic Publications – Current Ethical Challenges”Médico cirurgião de Israel, Itamar Ashkenazi, com larga experiência em incidentes multivítimas vai proferir conferência “Academic Publications – Current Ethical Challenges”Itamar Ashkenazi exerce funções num hospital em Israel (Rambam Health Care Campus em Haifa, Israel, é autor e co-autor de diversos artigos na área da catástrofe e tem larga experiência em incidentes multivítimas. 
PET SCAN, exame muito importante para os doentes oncológicos será uma realidade em 2023 na MadeiraPET SCAN, exame muito importante para os doentes oncológicos será uma realidade em 2023 na MadeiraA par do investimento tecnológico realizado, o governante salientou a criação de uma nova consulta para avaliação de risco familiar na área da oncologia. Uma nova resposta existente no Serviço de Saúde da RAM, multidisciplinar e altamente diferenciada.
400 pessoas já se associaram à campanha “A Madeira sem fogos depende de todos” 400 pessoas já se associaram à campanha “A Madeira sem fogos depende de todos” O principal objetivo desta campanha é alcançar o máximo de pessoas, e porque proteção civil somos todos nós, o Serviço Regional Serviço Regional de Proteção Civil, levou esta ação de sensibilização a toda a sociedade civil, salientando que esta é uma tarefa de todos e para todos, convidando os cidadãos a participarem nesta campanha.  
O controlo do mosquito Aedes aegypti depende da ação de todos.  O controlo do mosquito Aedes aegypti depende da ação de todos.  Junte-se a esta iniciativa!  
 RAM aposta na formação e diferenciação na área do trauma, da emergência e da catástrofe há mais de 18 anos  RAM aposta na formação e diferenciação na área do trauma, da emergência e da catástrofe há mais de 18 anos “Desde 2004, realizamos 105 cursos e formamos mais de 5 mil pessoas da Madeira, 5 mil estudantes do Continente português e, ainda, estudantes internacionais, que optaram por se deslocar à região para realizar as nossas formações”.
Serviço Regional de Proteção Civil implementa ações de “Stress e Trauma no Teatro de Operações” aos Agentes de Proteção CivilServiço Regional de Proteção Civil implementa ações de “Stress e Trauma no Teatro de Operações” aos Agentes de Proteção CivilDecorrem a partir do dia 21 de setembro, diversas ações de sensibilização, na área do Stress e Trauma no Teatro de Operações, destinadas aos Agentes de Proteção Civil
Saude ilumina fachadas de laranja para assinalar Dia Mundial da Segurança do DoenteSaude ilumina fachadas de laranja para assinalar Dia Mundial da Segurança do DoenteEsta iniciativa  é  um gesto de respeito e gratidão a todos profissionais de saúde no sentido do reconhecimento do trabalho essencial que realizam.