Pesquisar

Região vai criar fundo para apoiar exportações de produtos hortícolas

O presidente do Governo Regional anunciou hoje um subsídio para os produtos hortícolas transacionáveis. E ainda a criação de um fundo para apoiar as exportações destes produtos, a preços competitivos com os dos produtos dos mercados de destino. 18-06-2020 Presidência
Região vai criar fundo para apoiar exportações de produtos hortícolas

Miguel Albuquerque quer alargar o leque de produtos agrícolas que são hoje exportados da Região para Portugal Continental e mesmo para o estrangeiro. E quer aumentar as quantidades que são já hoje exportadas. Tudo a preços competitivos com os que são produzidos no Continente e noutros mercados de destino.

O presidente do Governo Regional, que visitou hoje de manhã o organismo Madeira Agrícola, localizado no Mercado Abastecedor de Santana, prometeu ainda mais investimento para aquelas instalações, visando «melhorar as condições logísticas e operacionais das mesmas, nomeadamente através da aquisição de uma nova máquina de processamento e embalamento. Uma compra também a pensar no circuito da exportação.

Miguel Albuquerque, que se fez acompanhar pelo secretário regional da Agricultura, Humberto Vasconcelos, anunciou ainda que o Governo Regional se prepara para subsidiar os produtos transacionáveis. Aliás, haverá um fundo exclusivo da Região para apoiar a exportação destes produtos. No orçamento suplementar, atualmente a ser ultimado, será incluída verba para tal.

O governante enalteceu, também, o potencial de crescimento a nível agrícola que a Madeira, que apontou como extraordinário.

E recordou que durante muito tempo as pessoas diziam que a Agricultura não dava nada, algo que hoje é desmentido todos os dias. E desafiou quem não acredita no sucesso empresarial da atividade agrícola a dar um salto aos supermercados e ver os preços dos hortícolas, que são os mais caros a seguir à carne e ao peixe.

Agora, o propósito é apoiar os agricultores, de modo a que eles possam colocar os seus produtos em Portugal Continental a preços competitivos com os que lá são produzidos, ou seja ao mesmo preço dos produtos agrícolas nacionais. Para tal, será criado um fundo exclusivo para apoiar essas exportações.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.