Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Produção de banana em estufa é solução a acompanhar pelo Governo

Miguel Albuquerque diz que a opção por produzir banana em estufa é inovação que está a ser acompanhada, «com muito interesse, pelo Governo. 03-11-2020 Presidência
Produção de banana em estufa é solução a acompanhar pelo Governo

Miguel Albuquerque diz que o Governo Regional está a acompanhar, de perto, «com muito interesse», a produção de banana biológica em estufa. O projeto é inovador, fugindo à tradicional produção ao ar livre e pode ser, sublinha o presidente do Governo Regional, uma boa solução para terrenos a cotas mais elevadas ou sujeitos a mais vento.

O governante falava no final da tarde desta terça-feira, na Ponta do Sol, onde visitou uma exploração agrícola, propriedade de Francisco da Silva Serrado. O empreendimento foi cofinanciado pelo PRODERAM, conforme enalteceu o líder madeirense, relevando que aquele organismo financia, todos os anos, vários investimentos na área agrícola.

«Esta é uma das primeiras experiências, na Madeira, em estufa para produção de banana. Está a dar bons resultados. Basta entrar na estufa para ver o tamanho dos cachos e o tamanho das plantas, que são sensacionais. O preço da biológica é cerca de 30% em relação ao preço da banana cultivada normalmente. É atrativo para os agricultores que têm condições para o fazer», salientou.

Miguel Albuquerque recorda que a produção de banana vem crescendo, bem como a biológica, que se cifra já nas 400 toneladas atuais.

Reiterando que «é uma solução que o Governo está a acompanhar com muito interesse», o presidente do Governo Regional apontou para a forma como a limpeza do terreno da estufa é feito, com recurso a seis galinhas.


Anexos

Descritores