Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Governo aumenta rede de percursos pedestres

O presidente do Governo Regional percorreu hoje, a pé, os 1,8 quilómetros da vereda da Palha Carga, reabilitada pela Secretaria do Ambiente, para criar uma alternativa aos caminhantes da Levada das 25 Fontes. 18-03-2021 Presidência
Governo aumenta rede de percursos pedestres

Um investimento que vem ao encontro da estratégia do Governo Regional liderado por Miguel Albuquerque, de defesa ambiental e de preservação do património natural.

A recuperação desta Levada de Laurissilva, em bom estado de conservação, custou 88 mil euros, e permitirá a ligação entre as 25 Fontes e o Fanal. O percurso total entre o Rabaçal e o Fanal, pela Palha Carga, tem 4,3 quilómetros.

A nova vereda permite diversificar a oferta, através de um novo acesso às 25 Fontes pelo Fanal, evitando que o visitante tenha de voltar para trás pelo mesmo caminho, bem como ainda aumentar a segurança ao melhorar a distribuição de visitantes e diminuir a carga sobre o percurso original.

Nesta empreitada, promoveu-se a limpeza e remoção de vegetação e pedras no trilho ou em risco de queda, a regularização e reparação do pavimento com calcetamento ou lajeado, a construção ou reconstrução de degraus em basalto e em madeira tratada, a instalação de varandins de segurança, o reforço de muros de suporte das veredas e de taludes.

A criação da Rede de Percursos Pedestres do Rabaçal, que terá 40 km, incluiu a beneficiação dos Percursos Recomendados (PRs) das 25 Fontes e Risco (concluído) e a criação dos PRs da Levada do Alecrim e da Vereda da Lagoa do Vento (concluídos).

Este novo percurso também fica integrado na Rede de Percursos Pedestres no Rabaçal, que é um investimento global de 822.000 euros.

A Rede engloba ainda a recuperação de outros trilhos para se tornarem PR´s (em execução). Isto a par da criação de um centro de receção, informação e interpretação ambiental junto à casa do Rabaçal, num investimento de cerca de 93.000 euros, também em execução.


Anexos

Descritores