Pesquisar

Região tem todas as condições para criar um ‘hub’ tecnológico

O secretário regional da Economia encontrou-se, esta manhã, na reitoria da Universidade da Madeira, com a equipa do Roadshow EA-IDEIA 2022, uma oportunidade para Rui Barreto afirmar que a Região “está com enorme poder de atratividade na área do digital, na área da tecnologia, na área do conhecimento”. 31-05-2022 Economia
Região tem todas as condições para criar um ‘hub’ tecnológico

Para o governante, os objetivos do Roadshow EA-IDEIA 2022, uma iniciativa da Marinha Portuguesa e do Fórum Oceano, com o apoio da ANACOM, “estão em linha com aquela que é a estratégia do Governo Regional Madeira, que é a de potenciar e dinamizar projetos na área da inovação e na área do digital. Nós pretendemos que a Região seja um ‘hub’ internacional na área tecnológica e nós temos, no mar, um grande potencial”.

Tal como afirmou, cerca de “50% do mar europeu é português, o que constitui um enorme potencial, não apenas do ponto de vista tecnológico, em matérias relacionadas com a segurança territorial marítima, projetos que podem ser desenvolvidos também na área científica, da preservação de ecossistemas”, entre outras.
A título de exemplo, Rui Barreto recordou que “o regime jurídico da reserva das Selvagens tem 2.677 quilómetros quadrados. É a maior reserva ecológica marinha do Atlântico Norte e isto vai despertar, obviamente, muito interesse de projetos tecnológicos no domínio científico, na área da investigação, na área da preservação dos ecossistemas, mas também de projetos que tenham a ver com as alterações climáticas”.
Neste momento, conforme referiu, “nós temos ainda muito trabalho para fazer de prospeção subaquática, pelo que a Marinha Portuguesa, o Fórum Oceano e o Governo Regional da Madeira estão perfeitamente alinhados em criar e dinamizar projetos científicos, projetos de prospeção, projetos na área tecnológica para aproveitar os nossos recursos, conhecê-los melhor, preservá-los e, com isto, criar um ‘hub’ tecnológico muito interessante”.
Na Região, segundo Rui Barreto, existem mais de 200 empresas tecnológicas, que empregam mais de 1.600 trabalhadores e que em volume de negócios já ultrapassaram os 300 milhões de euros”. 
Durante a visita a equipa do Roadshow EA-IDEIA 2022 teve oportunidade de ficar a conhecer o programa de aceleração “Madeira Start Up Retreat”, desenvolvido pela Startup Madeira, bem como alguns dos projetos que estão a ser desenvolvidos pelas 11 startups internacionais ligadas às áreas do turismo, viagens e lazer que participação este ano.
De refereir que o “Madeira Startup Retreat”, que começou no dia 2 de maio, desenvolve-se ao longo de seis semanas e pretende proporcionar aos participantes a oportunidade de trabalharem com mentores especializados, partilharem conhecimentos e experiências, analisarem o seu próprio negócios e estabelecerem objetivos.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.