Pesquisar

Comunidade mantém a mesma alma e a mesma garra

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, disse ontem à noite, no arraial madeirense do Centro Português de Caracas, na Venezuela, que apesar de ter ficado 20 anos sem ir àquele país, a comunidade madeirense continua com “a mesma alma e a mesma garra”, mantendo os nossos costumes, as nossas tradições, a nossa cultura. 04-07-2022 Economia
Comunidade mantém a mesma alma e a mesma garra

Na oportunidade, Rui Barreto que começou por felicitar Manuel Marques pelos 45 anos ligados ao folclore em Caracas, destacou, igualmente, o atual presidente do Centro Português de Caracas, Sérgio Nunes, pelo seu trabalho e da sua equipa, dinamizando atividades e mantendo as infraestruturas, procurando atrair os jovens para aquela instituição.

Pois, tal como afirmou, “o Centro Português de Caracas também representa o melhor de Portugal, o melhor de Madeira e é um orgulho sentir, numa terra como esta, um mar de gente a viver e a sentir o ‘ser português’. E, se há uma instituição que representa bem a Madeira e Portugal nesta terra de Simon Bolívar é o Centro Português”, felicitando, por isso, o trabalho de todos os presidentes.

Rui Barreto revelou que tinha estado, durante a manhã, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima nos Altos Mirandinos, e aproveitou para recordar que aquela igreja, construída com o esforço e solidariedade da comunidade portuguesa e, particularmente, madeirense, irá ser inaugurada no próximo dia 13 de outubro, num evento que deverá contar com a presença do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

Ainda a propósito da construção daquela igreja, localizada no município de Carrizal do estado de Miranda, na Venezuela, Rui Barreto disse que  ela “representa o melhor de nós”, nomeadamente, a solidariedade e o empenho da comunidade, um templo que não será apenas dos madeirenses e lusodescendentes, mas “um grande Santuário de peregrinação para todos os venezuelanos”.

Já sobre os madeirenses radicados na Venezuela, o governante disse que estes não estão lá apenas de passagem, para realçar, depois, que eles estão lá “para deixar sangue, suor e lágrimas pelo desenvolvimento da Venezuela”.

Na oportunidade, Rui Barreto relançou o repto para que as novas gerações renovem os laços com a sua terra natal, afirmando que “para a Madeira ser uma terra de futuro precisa de todos os madeirenses”, mesmo aqueles que se encontrem fora da Região.

Além do secretário regional da Economia, marcou também presença neste arraial o presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, Duarte Freitas, que se deslocou à Venezuela no âmbito de uma missão empresarial àquele país, iniciativa apoiada pelo FEDER, através do Madeira 14-20, no âmbito da internacionalização da economia da Madeira.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.