Pesquisar

Albuquerque otimista quanto ao crescimento da economia regional em 2023

Presidente do Governo apontou, não só a confiança instalada no mercado – PIB da Região e turismo com desempenhos recorde em 2022 –, mas também as medidas implementadas pelo seu Executivo para a estabilização de preços 18-11-2022 Presidência
Albuquerque otimista quanto ao crescimento da economia regional em 2023

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, manifestou-se hoje «relativamente otimista» quanto ao crescimento da economia madeirense no ano de 2023, não obstante o cenário de inflação a que se juntam outros fatores de incerteza a nível internacional.

Na sua intervenção, ao final da tarde, na cerimónia do 25º aniversário da Tabacom – Comércio de Tabacos Unipessoal Lda, empresa do Grupo Fábrica de Tabaco Micaelense S.A., Miguel Albuquerque começou por abordar o tema que mais vem afetando as famílias da Madeira e Porto Santo – a subida de preços e do custo de vida –, reconhecendo que a inflação é particularmente muito elevada nos bens alimentares, em particular hortícolas, carnes e pão, com subida de preços na ordem dos 24, 22 e 18%, respetivamente, quando a taxa de inflação média se situa nos 9 a 10%.

«É efetivamente uma inflação atípica que – é preciso dizer isto – atinge as famílias mais vulneráveis», salientou o Chefe do Governo.

«E o que é que os governos têm que fazer? O que já estamos a fazer: canalizar recursos públicos para os custos de contexto, sobretudo na produção alimentar, com um conjunto de instrumentos que estamos a desenvolver – a reserva de crise, a medida 22 –, apoiando os fatores de produção para conter conjunturalmente a subida de preços nos alimentos», explicou.

Nesse sentido, o líder do Executivo disse esperar uma descida da inflação a partir do 2º semestre de 2023 e simultaneamente manter o crescimento da economia regional, por via, não só dos referidos instrumentos para a estabilização da inflação, sobretudo nos bens e produtos onde esta é mais elevada, mas também da confiança instalada no mercado.

Uma confiança que é tangível e que assenta, por exemplo, no maior pico de riqueza gerada pela economia regional – PIB deverá atingir quase 6 mil ME em 2022 – ou ainda no melhor ano turístico de sempre.

Miguel Albuquerque assegurou que o atual desempenho da economia madeirense decorre da própria população «lutadora e habituada a enfrentar adversidade com determinação, força e trabalho» e também das empresas, que são determinantes para o crescimento económico.

O governante agradeceu aos colaboradores e administradores da Tabacom o trabalho desenvolvido, lembrando estarmos perante uma empresa que é «uma grande contribuinte» a nível regional.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.