Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

Inflação abaixo da nacional reforça conjunto de resultados positivos em 2022

Presidente do Governo Regional disse hoje que os diversos indicadores –crescimento económico, desemprego baixo e, agora, a taxa anual da inflação – confirmam o bom desempenho da economia madeirense num contexto nacional e internacional difícil 12-01-2023 Presidência
Inflação abaixo da nacional reforça conjunto de resultados positivos em 2022

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, apresentou hoje novos indicadores que, juntando a um conjunto de dados já conhecidos para o ano de 2022, reforçam o bom desempenho da economia madeirense no quadro de uma conjuntura difícil a nível nacional e internacional.

Na sua intervenção, na inauguração do empreendimento ‘Apartamentos Bay View’, no centro de Câmara de Lobos, o Chefe do Governo sublinhou o facto de a taxa de inflação média para a Região Autónoma em 2022 ficou abaixo da média nacional, quando, o expetável, dada a nossa condição ultraperiférica, seria que a tendência inflacionista fosse mais severa na Região face ao país.

A par deste novo dado, o governante apontou os resultados do setor imobiliário – 640 milhões de euros em vendas em 2022 – perspetivando que o registo seja novamente suplantado no ano que agora se inicia, enaltecendo ainda a qualidade do empreendimento Bay View e registando ainda a elevada atratividade do imobiliário na Região, traduzida no facto das 20 frações se encontrarem vendidas no dia da inauguração.

À inflação média que ficou abaixo da nacional e ao mercado imobiliário dinâmico, o governante juntou o excelente ano turístico de 2022, «em que batemos todos os recordes», as perspetivas «muito boas» para o setor em 2023, a maior taxa de empregabilidade de sempre, com o desemprego a níveis de 2009 e os resultados das empresas tecnológicas, cujo volume de negócios em 2021 (ainda não é conhecido o resultado em 2022) ascendeu aos 309 milhões de euros.

«Isto significa que estamos a conseguir ultrapassar a difícil conjuntura internacional», disse Miguel Albuquerque.

«E penso que vamos ter um ano economicamente favorável. Temos um conjunto de componentes na nossa economia que são diversificadas. E que são importantes para termos um crescimento do investimento e também um crescimento do rendimento dos cidadãos muito importante», prosseguiu.

O líder do Executivo assegurou que o seu Governo continuará a trabalhar para assegurar aquilo que é decisivo para o futuro dos madeirenses e dos porto-santenses:

– Garantir o investimento público e privado. Garantir o emprego. E garantir melhor rendimento para os cidadãos.

«Isto é a base do sucesso de uma sociedade que pretende ter, cada vez mais, nos seus cidadãos, os seus agentes ativos e empreendedores», concluiu.