Pesquisar

Inflação abaixo da nacional reforça conjunto de resultados positivos em 2022

Presidente do Governo Regional disse hoje que os diversos indicadores –crescimento económico, desemprego baixo e, agora, a taxa anual da inflação – confirmam o bom desempenho da economia madeirense num contexto nacional e internacional difícil 12-01-2023 Presidência
Inflação abaixo da nacional reforça conjunto de resultados positivos em 2022

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, apresentou hoje novos indicadores que, juntando a um conjunto de dados já conhecidos para o ano de 2022, reforçam o bom desempenho da economia madeirense no quadro de uma conjuntura difícil a nível nacional e internacional.

Na sua intervenção, na inauguração do empreendimento ‘Apartamentos Bay View’, no centro de Câmara de Lobos, o Chefe do Governo sublinhou o facto de a taxa de inflação média para a Região Autónoma em 2022 ficou abaixo da média nacional, quando, o expetável, dada a nossa condição ultraperiférica, seria que a tendência inflacionista fosse mais severa na Região face ao país.

A par deste novo dado, o governante apontou os resultados do setor imobiliário – 640 milhões de euros em vendas em 2022 – perspetivando que o registo seja novamente suplantado no ano que agora se inicia, enaltecendo ainda a qualidade do empreendimento Bay View e registando ainda a elevada atratividade do imobiliário na Região, traduzida no facto das 20 frações se encontrarem vendidas no dia da inauguração.

À inflação média que ficou abaixo da nacional e ao mercado imobiliário dinâmico, o governante juntou o excelente ano turístico de 2022, «em que batemos todos os recordes», as perspetivas «muito boas» para o setor em 2023, a maior taxa de empregabilidade de sempre, com o desemprego a níveis de 2009 e os resultados das empresas tecnológicas, cujo volume de negócios em 2021 (ainda não é conhecido o resultado em 2022) ascendeu aos 309 milhões de euros.

«Isto significa que estamos a conseguir ultrapassar a difícil conjuntura internacional», disse Miguel Albuquerque.

«E penso que vamos ter um ano economicamente favorável. Temos um conjunto de componentes na nossa economia que são diversificadas. E que são importantes para termos um crescimento do investimento e também um crescimento do rendimento dos cidadãos muito importante», prosseguiu.

O líder do Executivo assegurou que o seu Governo continuará a trabalhar para assegurar aquilo que é decisivo para o futuro dos madeirenses e dos porto-santenses:

– Garantir o investimento público e privado. Garantir o emprego. E garantir melhor rendimento para os cidadãos.

«Isto é a base do sucesso de uma sociedade que pretende ter, cada vez mais, nos seus cidadãos, os seus agentes ativos e empreendedores», concluiu.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.