Pesquisar

Cooperação entre arquipélagos vizinhos será proveitosa para o futuro

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, disse esta tarde, na cerimónia de assinatura de um Acordo de Entendimento entre a Startup Madeira e a Cabo Verde Digital, que as duas economias estão a atravessar uma profunda transformação e que esta cooperação será, com toda a certeza, muito proveitosa para o futuro. 15-02-2023 Economia
Cooperação entre arquipélagos vizinhos será proveitosa para o futuro

Tal como afirmou, “nós temos muito a ganhar com Cabo Verde e esperamos que Cabo Verde tenha também muito a ganhar com a Região Autónoma da Madeira, não só no comércio, que é muito importante, mas também em parcerias que possam ser estabelecidas a todos os níveis, como o ensino, na Universidade, em projetos na área da tecnologia”, entre muitas outras.
Rui Barreto, que começou por realçar a vantagem de ambos os arquipélagos partilharem a mesma língua, com grande potencial de desenvolvimento e cooperação, disse também que existem hoje tecnologias que permitem garantir que os dois territórios sejam mais eficientes e menos dependentes do exterior, aumentando, por exemplo, a nossa autonomia energética e a criação de valor.
Na oportunidade, o governante revelou também o seu desejo de que este acordo seja coroado de muitas realizações, para que “possam partilhar o melhor que sabemos uns dos outros, porque uma das coisas que nos mostrou a pandemia COVID, foi que temos muito a ganhar com a partilha da informação, o que valoriza os povos, e nós temos boas e fortes relações com Cabo Verde. Depois, percebemos também que precisamos encurtar as cadeias de abastecimento e valorizar mais aquilo que é nosso ou que está mais perto de nós, além do desenvolvimento de projetos conjuntos”.
Presente nesta cerimónia esteve também o secretário de Estado da Economia e Transição Digital de Cabo Verde, Pedro Alves, que começou por realçar o acolhimento que tem tido nesta viagem à Madeira, disse que é importante que a proximidade que existe, seja cultural ou geográfica, deve concretizar-se em benefícios para as populações.
Pedro Alves aproveitou ainda a ocasião para lançar um repto para que as equipas, que agora formalizaram este Acordo de Entendimento, possam, no próximo ano, em Cabo Verde, apresentar as concretizações no âmbito destas relações de cooperação e parceria, para que não fique apenas no papel e esteja a favor das empresas e das duas regiões.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.