Pesquisar

Madeira tem estratégia firme para os objetivos da energia sustentável e clima

Sessão de abertura da conferência sobre ‘Gestão de Infra-estruturas & Criação de Comunidades de Energia’,  promovida pela empresa FirstRule.  11-04-2023 Economia
Madeira tem estratégia firme para os objetivos da energia sustentável e clima

O secretário regional de Economia, Rui Barreto, interveio, esta manhã, na sessão de abertura da conferência sobre ‘Gestão de Infra-estruturas & Criação de Comunidades de Energia’,  promovida pela empresa FirstRule. 

 

Na ocasião, o governante elogiou a trajetória da FirstRule, empresa que, em conjunto com várias entidades públicas da Região, prepara-se para lançar um projeto pioneiro de criação da primeira comunidade de energia renovável.

 

A este propósito, o secretário regional de Economia sublinhou que a Madeira tem uma estratégia firme para os objetivos da energia sustentável e do clima, tendo anunciado que a Região vai beneficiar de financiamento europeu para implementar uma estratégia para o hidrogénio verde, através de um projeto que permitirá “alimentar os transportes coletivos de passageiros, através de fonte eólica em hidrogénio, que será armazenada em baterias”.

 

Esta estratégia, sublinhou Rui Barreto, é alicerçada na legislação já consolidada que o Governo vem preparando para o setor da energia, e que contribuirá para que a a Região atinja as metas a que se comprometeu, nomeadamente, os 50% de produção de energia renovável até 2025, bem como uma redução dos gases de efeito de estufa. 

 

Neste contexto, Rui Barreto elencou ainda os vários programas que o Governo Regional tem vindo a alavancar para incentivar a produção de energia para autoconsumo, que atualmente já contabiliza 1.300 candidaturas aprovadas, permitindo às empresas uma redução da fatura energética, com uma capacidade instalada de 10 megawatts". 

 

Tal como explicou o secretário da Economia, a este nível, são também exemplo do investimento que o Governo Regional tem feito na sustentabilidade ambiental, os programas de incentivo à aquisição de veículos elétricos e abate de viaturas (PRIME-RAM e PRIAV-RAM), bem como o programa de incentivo à aquisição de equipamentos para produção de energia renovável (PRIPAER-RAM). 

 

De acordo com o tutelar da pasta da Economia, na reprogramação dos fundos do PRR, o Governo também já sinalizou, através de uma proposta, “o objetivo de conseguirmos um reforço de 14 milhões de euros para a descarbonização dos transportes terrestres e mais 3 milhões de euros para criar eficiência em edifícios públicos e privados”. 

 

Rui Barreto acrescentou ainda que a Região beneficiará de mais 1,5 milhões de euros do Fundo Ambiental para criar as comunidades de energia renovável, tendo mesmo adiantando que essa experiência poderá ser feitas com a Madeira Parques Empresariais. 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.