Pesquisar

Madeira aberta a ser centro experimental também na área das energias renováveis

Miguel Albuquerque disse hoje que a Madeira continua disponível para funcionar como centro experimental na área das novas tecnologias e, como tal, aberta a parcerias com instituições e organismos, públicos e privados, que estejam na vanguarda tecnológica. Também na área das energias renováveis. 11-04-2023 Presidência
Madeira aberta a ser centro experimental também na área das energias renováveis

Uma disponibilidade manifestada ao início da tarde desta terça-feira, dia 11 de abril, durante a sessão de encerramento da conferência promovida pela empresa FIRSTRULE sobre ‘Gestão de Infraestruturas & Criação de Comunidades de Energia Renovável’.

O presidente do Governo Regional aproveitou a sua presença no Teatro Municipal Baltazar Dias, onde decorreu o evento, para mostrar interesse numa colaboração com uma das maiores empresas portuguesas na área das energias renováveis, sublinhando esperar que a “Firstrule” reforce a sua cooperação com a Região.

Até porque conforme sublinhou, uma das grandes apostas estratégicas para a RAM, nos próximos anos, passa pela redução da dependência dos combustíveis fósseis e numa forte aposta na produção de energia a partir de fontes renováveis.

«A nossa ideia é termos parceiros que estejam na vanguarda tecnológica. Porque a evolução é tão rápida, tão rápida, que estou convencido que a tecnologia que será aplicada no domínio das energias renováveis trará grandes benefícios para toda a humanidade, em particular para as regiões como a nossa, ainda com grande dependência das energias fósseis», explicou.

O governante lembrou que a Madeira, pela sua dimensão e pela sua configuração, tem sido utilizada, ao longo dos últimos decénios, como espaço de ensaio para as novas tecnologias, exemplificando com a TV por Cabo: a Madeira foi o primeiro espaço nacional onde foi aplicado o projeto.

Neste sentido, reforçou a disponibilidade da Madeira para colaborar com as empresas de ponta, como é o caso da Firstrule. «A EEM é uma empresa moderna, dotada de quadros de grande valor, e obviamente que estamos disponíveis para dialogar e encontrar plataformas de entendimento, de modo a não perdermos esta oportunidade que as novas tecnologias nos estão a oferecer», acrescentou.

No campo da energia, a estratégia da Região, lembrou, tem ido no sentido de diminuir a sua dependência no que se refere aos combustíveis com origens fósseis. Nesse sentido, o Governo Regional iniciou um conjunto bastante substancial de investimento, através da EEM – «que tem forte tradição, ancestral até, no tratamento de energia hídrica – tendo sido pioneiros, em Portugal, na área da energia eólica, através de investimento realizado no Porto Santo. «Estamos também bastante avançados nesta área», enfatizou.

Para além desta aposta nas energias hídrica e eólica, a Região quer também, sublinhou Miguel Albuquerque, reforçar a componente da energia solar.

O objetivo é que, a médio prazo, seja possível aumentar a capacidade de produção de energia renovável da Região para os 50%. «Ou seja, 50% da energia que precisamos terá como origem

fonte renovável. Isto colocar-nos-á na liderança das regiões ultraperiféricas nesta área», acentuou.

«Eu, pessoalmente, estou convencido de que as energias renováveis vão dar um salto muito grande nos próximos cinco a dez anos, dado que a capacidade tecnológica mundial vai crescer nesse período de forma exponencial. A utilização da Inteligência Artificial vai permitir-nos uma evolução impensável há 10 anos. O que será, para a área ambiental, das alterações climáticas, uma excelente notícia. Os avanços nas energias limpas serão, de certeza, notáveis. Na energia a partir do hidrogénio, mas também no armazenamento e na produção de energia solar», preconizou, ainda.

De resto, Miguel Albuquerque aproveitou a sua intervenção para informar a plateia quanto às políticas que têm sido perfilhadas pelo seu governo, no sentido de a Região enfrentar os desafios da dependência energética e das alterações climáticas.

A FIRSTRULE, S.A. é uma empresa portuguesa de engenharia que assenta o seu desenvolvimento em torno de três áreas de especialização: Energia Renovável, Gestão de Infraestruturas de Telecomunicações e Iluminação Pública. Projeta e instala centrais solares fotovoltaicas, contando com 174 centrais em operação com uma potência de 11 Mw.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.