Pesquisar

Movimento no porto do Funchal aumentou 110% nos primeiros quatro meses

O porto do Funchal deverá somar no primeiro quadrimestre deste ano 130 escalas e um movimento de 294 mil passageiros, o que significa um acréscimo de 110%, em relação ao mesmo período de 2022. 24-04-2023 Economia
Movimento no porto do Funchal aumentou 110% nos primeiros quatro meses

O secretário regional da Economia que tutela os Portos da Madeira e que hoje foi a bordo, do estreante “World Travel”, para a habitual cerimónia de boas-vindas, disse que “apesar de haver menos 9,7% de escalas, em comparação com o mesmo quadrimestre do ano passado, há que salientar o crescimento no número de passageiros, qualquer coisa como mais 154 mil passageiros que em 2022, quando o número foi de 140 009 passageiros.”
“O movimento de passageiros deste quadrimestre fica também acima, dos números apurados antes da pandemia, pois nos primeiros quatro meses de 2019 registou-se um movimento de 288 090 passageiros,” referiu o secretário regional da Economia para concluir: “Estamos muito satisfeitos com a evolução deste setor e também pelo facto, de estarmos a receber novos navios, o que significa uma clara aposta das companhias no nosso destino. Só neste mês de abril recebemos 04 navios em primeira escala e em maio perspetiva-se a chegada de outros dois.”
De janeiro a abril deste ano, houve 06 operações de embarque e desembarque de passageiros, sendo dois turnarounds totais e os restantes parciais.
Rui Barreto reafirmou que o turismo de cruzeiros “continua a ser uma aposta do Governo Regional da Madeira não só pelo que os navios de cruzeiro significam tradicionalmente para os funchalenses, mas sobretudo, pelo que representam para a economia da região. Só a nível do movimento de autocarros e outros veículos que se movimentam na Pontinha, os números do primeiro trimestre – pois ainda não temos os números de abril – dão conta de 1972 entradas de autocarros, 1606 entradas de outros tipos de veículos e 2997 entradas de táxis.
Recordo que o impacto anual do turismo de cruzeiros na nossa economia está avaliado em mais de 50 milhões de euros. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.