Pesquisar

Andorinha terá poupança de 70% na fatura da energia

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, enalteceu, esta manhã, a capacidade de liderança do atual presidente do Clube de Futebol Andorinha, Duarte Santos, pela sua iniciativa e proatividade, que permitiram que aquela instituição, através do Orçamento Participativo da Região Autónoma da Madeira (OPRAM), pudesse concretizar, agora, a substituição do sistema de iluminação existente. 14-07-2023 Economia
Andorinha terá poupança de 70% na fatura da energia

Rui Barreto, que falava na cerimónia de assinatura do contrato-programa que irá permitir concretizar o projeto aprovado pelo OPRAM, lembrou que foi no Andorinha onde Cristiano Ronaldo – o maior atleta de todos os tempos – se iniciou no mundo do futebol e que esse facto pode e deve ser potenciado do ponto de vista do interesse turístico.

Para o secretário regional da Economia, a candidatura apresentada pelo Clube Futebol Andorinha revela o sentido de oportunidade do clube, que soube aproveitar este instrumento criado pelo Governo Regional para melhorar o sistema de iluminação do campo de futebol.

Com o novo sistema, o Clube prevê uma redução do custo da fatura da energia na ordem dos 70%, o que, segundo Rui Barreto, é uma poupança significativa, se tivermos em conta que, mensalmente, o Andorinha despende cerca de 750 euros para pagar a conta da eletricidade.

Para além da poupança, adiantou ainda o governante, o novo sistema de iluminação vai permitir, igualmente, uma maior eficácia, permitindo, também, um maior aproveitamento dos campos para a prática desportiva no período noturno.

Este investimento, realçou ainda Rui Barreto, apesar não ser avultado, será de apenas 47 mil euros, mas é uma intervenção de grande significado para o clube, porque representará uma poupança efetiva, o que revela, em seu entender, o espírito empreendedor e a visão da direção do Clube Futebol Andorinha.

Conforme referiu Rui Barreto, este projeto não tem apenas um alcance desportivo, há também uma dimensão social que é preciso zelar e fomentar, o que é de louvar pelo trabalho extraordinário que é feito, envolvendo perto de 740 atletas em mais de 10 modalidades, o que é muito relevante.

O desporto, tal como afirmou, “é muito importante para a saúde, para o equilíbrio, para a nossa formação pessoal e coletiva, onde nos inserimos numa sociedade – que é a sociedade madeirense – na freguesia de Santo António no concelho do Funchal. É também no futebol e no desporto que se aprende bons valores, além da perspetiva da saúde aprende-se a ter disciplina, a ter método, a valorizar uma boa alimentação, a ter uma vida saudável e a evitar comportamentos desviantes. E isto, do ponto de vista social é muito importante”.

Hoje, prosseguiu Rui Barreto, a Região dispõe de boas infraestruturas, não apenas na área desportiva, mas também na saúde, nas acessibilidades rodoviárias, nas redes digitais, segurança e temos, felizmente, muita a gente a reconhecer estas qualidades da Madeira e do Porto Santo.

Por seu lado, o presidente do Clube Futebol Andorinha, Duarte Santos, fez questão de salientar o espírito cooperante entre o clube e os organismos públicos com responsabilidade nesta área, o que tem permitido, conforme referiu, uma grande evolução no desporto da Região.

Dirigindo-se à diretora regional de Economia e Transportes Terrestres, Isabel Rodrigues, bem como ao diretor regional do Desporto, David Gomes, ao presidente da Associação de Futebol da Madeira, Rui Marote, e o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Ilídio Sousa, também presentes nesta cerimónia, Duarte Santos salientou o ambiente de proximidade entre as instituições, o que tem permitido respostas mais adequadas para os clubes.

Na oportunidade, Duarte Santos fez também referência aos restantes membros da direção, cujo empenho e dedicação – sacrificando o seu tempo disponível – têm sido importantes para enfrentar todos os desafios, inclusive este de mudar o sistema de iluminação e que irá representar menos custos para o clube.

Com o novo sistema de iluminação, Duarte Santos diz que vai ser possível, agora, realizar jogos à noite, o que não era viável com o atual sistema, reunindo as condições necessárias para que isso possa acontecer num futuro próximo.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.