Pesquisar

Sempre ao lado das famílias e das empresas

“Os madeirenses e porto-santenses estão conscientes da eficácia das medidas que temos implementado e dos benefícios que daí resultaram, como a redução do preço dos transportes públicos”. 17-07-2023 Economia
Sempre ao lado das famílias e das empresas

O Governo Regional da Madeira está determinado a cumprir com os seus compromissos, trabalhando com firmeza na liderança, focado nos objetivos a que se propôs e, sobretudo, com a força do coletivo, para o qual trabalhamos incessantemente e a quem devemos, sempre, prestar contas.

Os madeirenses e porto-santenses estão conscientes da eficácia das medidas que temos implementado e dos benefícios que daí resultaram, como a redução do preço dos transportes públicos, que passaram a custar 30 euros para os passes municipais e 40 euros os intermunicipais, garantindo ainda a gratuitidade para os pensionistas com baixos rendimentos, aos ex-combatentes e viúvas de antigos combatentes, crianças até aos 12 anos, além de apoiar ainda os universitários, com o passe Sub23, mantendo o tarifário há mais de cinco anos, sem qualquer agravamento, entre outros.

Ao nível dos transportes podemos ainda recordar que foi concretizado o concurso público internacional de transporte de passageiros, que irá permitir uma autêntica revolução a este nível, com um sistema integrado de bilhética, com a renovação da frota de autocarros, por novos veículos e menos poluentes.

Encetámos, igualmente, um conjunto de ajudas ao tecido empresarial, com incentivos que rondaram os 240 milhões de euros, através de perto de duas dezenas de programas de apoio e abrangendo 70 mil postos de trabalho.

Criámos o programa “Gás Solidário”, programa que apoia, neste momento, com 20 euros mensais, mais de mil famílias que já beneficiam também da tarifa social de energia elétrica.

Ainda no plano da energia e nos apoios às famílias e empresas, temos apoiado, desde 2021, a aquisição de equipamentos para a produção e armazenamento de energias provenientes de fontes renováveis, como painéis solares, bombas de calor, entre outros, que deverão totalizar, no final deste ano, os quatro milhões de euros. Apoiámos, igualmente, a aquisição de mais de mil veículos elétricos, atribuindo mais de quatro milhões de euros de ajudas.

Temos a mais baixa carga fiscal do país, o que nos permite, entre outras coisas, atrair investimento externo, promovendo o crescimento económico e criar emprego, permitindo-nos apresentar, também, o preço dos combustíveis sempre abaixo da média nacional, com nítidas poupanças para as famílias e para as empresas.

A tudo isto, juntamos ainda vários projetos que temos em curso e que já nos permitiram ter um importante retorno, como os “Nómadas Digitais”, que tem atraído até à Região milhares de pessoas, altamente qualificadas, gerando receitas para os concelhos de acolhimento e para Região, mas contribuindo, também, para um importante ecossistema do conhecimento que temos vindo a promover e a incentivar.

São estes resultados, a par de outros indicadores, como o índice de competitividade apurado pela União Europeia, que coloca a Região no top 3 das regiões europeias que mais cresceram entre 2016 e 2022, que nos garantem que estamos no caminho certo e nos motivam a fazer cada vez mais e melhor pela Madeira e pelos madeirenses.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.