Pesquisar

Empresários devem tomar posições políticas na defesa dos interesses do seu ramo de negócio

Miguel Albuquerque quer os empresários madeirenses a tomar posição pública, mesmo política, sobre os assuntos que digam respeito aos respetivos sectores de atividade. E pretende ainda que a ACIF reforce também esse papel de intervenção cívica. 28-07-2023 Presidência
Empresários devem tomar posições políticas na defesa dos interesses do seu ramo de negócio

O presidente do Governo Regional falava, no final da manhã desta sexta-feira, no encerramento da reunião do BNI - Business Network International, que decorreu no hotel Monumental Lido e que reuniu vários membros em Portugal daquela organização internacional, que tem também representação na Região.

O líder madeirense, aos jornalistas, disse ter gostado imenso do que ouvira por parte dos participantes: «Gostei imenso. Não conhecia esta organização. Este é um network que funciona aqui na Madeira e é uma excelente iniciativa de troca de experiências e, sobretudo, de solidariedade entre os empresários».

O governante enfatizou, sobretudo, o facto de ser um conjunto variado de empresários e de negócios que se reúnem, periodicamente, há 10 anos, para trocarem oportunidades de negócio e de mercado e para se ajudarem mutuamente.

«É uma iniciativa muito boa. Fiquei agradavelmente surpreendido com as intervenções e acho que é algo que se deve replicar e aumentar na Madeira», defendeu.

Até porque, conforme sublinhara na sua intervenção, aos empresários madeirenses posições concertadas sobre determinadas matérias: «Falta, sobretudo, que, para além dos negócios, do ponto de vista dos interesses das empresas, as empresas e as associações empresariais tomem algumas posições cívicas».

Miguel Albuquerque foi buscar o que já acontece nos países anglo-saxónicos, onde as associações empresariais e os conjuntos de empresas de um mesmo sector tomam posições de âmbito político na defesa dos interesses dessas mesmas empresas.

«É muito importante para quem governa ter um feedback, positivo ou negativo, relativamente às políticas que estão a concretizar», explicou.

Para além disso, uma concertação de empresários de um determinado sector em redor de uma posição comum acerca de uma situação que os afete «teria maior força junto dos legisladores e das forças políticas».

Neste sentido, e como exemplo, afirmou que «seria importante que os empresários de Alojamento Local se reunissem e tomassem uma posição sobre esta vergonha de se aplicar um imposto extra, de 15%, sobre o sector». Ou ainda os do imobiliário acerca dos “vistos gold” e a injustiça de a Região ter menos tempo de aplicação da medida do que o resto do País.

O BNI® significa Business Network International é a maior organização internacional de negócios por referências, presente em mais de 76 países no mundo e veio para a Madeira a 29 de julho de 2013, ou seja, há 10 anos, dia em que foi lançado o 1º Grupo de empresários BNI® na Região.

Neste momento, 40 empresários fazem parte do universo BNI® na região. Estes empresários de diferentes áreas estão atualmente divididos por 2 grupos de trabalho. O Grupo BNI® Projeto e o Grupo BNI® Conceito.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.