Pesquisar

Governo abre caminho a novas parcerias com a Samsung

O secretário regional de Economia participou, esta quinta-feira, na assinatura de um protocolo entre a Madeira Parques Empresariais (MPE) e a Samsung, uma oportunidade para Rui Barreto abordar também potenciais parcerias em projetos como o que está em curso para a eletrificação do porto do Funchal. 08-09-2023 Economia
Governo abre caminho a novas parcerias com a Samsung

De acordo com o secretário regional da Economia, a assinatura deste protocolo, além de trazer vantagens e descontos para as empresas instaladas nos parques empresariais geridos pela MPE, ajudando-as também no processo de transição digital, serviu, igualmente, para, aproveitando a presença de vários responsáveis da empresa, explorar potenciais contribuições da Samsung em áreas que o Governo Regional está a apostar.
Tal como afirmou Rui Barreto, neste momento, a empresa já trabalha com o Executivo madeirense em projetos como as ‘Salas do Futuro’ que está a ser conduzido pela Secretaria Regional da Educação, podendo estender a sua colaboração noutras áreas, como o projeto, já em curso, do ‘Green Ports Madeira’, no âmbito do ‘Fit for 55’.
Para o governante, “a empresa poderá dar um importante contributo para este projeto, que prevê a eletrificação do porto, permitindo que os navios de cruzeiro, quando atracados no porto do Funchal, possam ficar ligados à corrente elétrica, dispensando os seus geradores e reduzindo a poluição durante a sua permanência no cais”.
O projeto, que já está em curso e que vai ao encontro da orientação europeia de promover a eletrificação dos portos da UE até 2030, permite reforçar as medidas de descarbonização que estão a ser implementadas e que, na prática, resultam de uma redução das emissões de dióxido de carbono.
A esse propósito, Rui Barreto diz que a Samsung poderá contribuir para este projeto com o seu ‘know-how’ tecnológico, apresentando, em articulação com outras empresas, soluções digitais, que vão desde a área da segurança à monitorização de sistemas.
Nesta reunião, adiantou ainda o governante, “foram dados a conhecer alguns dos projetos que a Região está a desenvolver e explorar o potencial de oportunidades que possam surgir em áreas de interesse, especialmente, no setor tecnológico, que é aquele onde a Samsung tem uma larga experiência e ‘know-how’, beneficiando a Madeira, o Porto Santo e as suas populações”. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.