Pesquisar

Madeira com elevada taxa de execução do PRR também nas energias

A Madeira está com uma elevada taxa de execução do PRR, na ordem dos 45%, muito acima da média nacional, que vai nos 15%. Em todas as áreas, incluindo a das energias, onde as verbas disponibilizadas ascendem a 100 milhões de euros. 09-10-2023 Presidência
Madeira com elevada taxa de execução do PRR também nas energias

Um dado enaltecido hoje por Miguel Albuquerque, durante uma visita que efetuou, no Estreito de Câmara de Lobos, à empresa “Termomadeira”, dos sócios Luís Bettencourt e Justino Silva, criada em 2006 e cuja atividade centra-se na energia, sobretudo a solar.

O presidente do Governo Regional, na ocasião, destacou o facto de a Região estar a atuar de duas formas na área da energia, a primeira das quais através dos investimentos diretos que são feitos através das instituições públicas, com destaque para a EEM.

«É exemplo o que a EEM tem feito, no sentido de 50% da capacidade instalada de energia elétrica ser a partir de fontes renováveis. Estamos quase lá. Temos feitos investimentos muito importantes, o último dos quais foi a da lagoa da Urze, no Paul da Serra. Um investimento muito importante, no sentido de garantir o abastecimento de energia elétrica a partir de fonte hídrica e com recarga a partir da eólica. Estamos ainda numa fase importante de instalação dos contadores inteligentes, que vai fazer poupar muito e uma melhor utilização das energias renováveis», lembrou.

Por outro lado, a nível privado «há um conjunto de apoios para as empresas e para os particulares, no sentido de garantir a utilização dessas fontes de energia renovável».

O líder madeirense recordou ainda uma novidade, recentemente anunciada na Ponta do Sol, que «é a energia renovável partilhada, ou seja, a partir de um conjunto de painéis há a

possibilidade de duas ou três empresas partilharem a energia que é produzida e assim reduzirem substancialmente os custos».

A “Termomadeira” promove a montagem e elaboração de projetos de sistemas solares térmicos (AQS – Água Quente Sanitária), de instalações hidráulicas – Redes Águas, Esgotos, Incêndios e de sistemas de ventilação e climatização (AVAC)

A empresa tem 41 colaboradores, pretendendo a curto/médio prazo reforçar este número, e os seus principais clientes são empresas de construção civil e particulares em geral. O volume de negócios está na ordem dos três milhões de euros.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.