Pesquisar

Barreto solidário com as populações afetadas pelos fogos

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, aproveitou, esta quinta-feira à noite, a abertura oficial da ‘Cidade do Empreendedor’, para enviar um abraço solidário às populações que, nestes dias, têm sido fustigadas pelos incêndios na Região. 13-10-2023 Economia
Barreto solidário com as populações afetadas pelos fogos

Tal como afirmou, “queria mandar um abraço solidário a todos os madeirenses que estão a passar por momentos muito difíceis, de aflição, na sequência dos incêndios que estão a afetar vários concelhos da Região”, disse Rui Barreto, acrescentando que o Governo está ao lado das populações.

Já no âmbito da ‘Cidade do Empreendedor’, evento promovido pela Associação de Jovem Empresários Madeirenses, Rui Barreto afirmou que a Madeira é uma região inovadora, com um ambiente propício ao empreendedorismo e ao investimento, graças à estabilidade política, mas também à baixa fiscalidade e aos apoios que criam um ecossistema favorável ao crescimento económico e à criação de emprego.

Esse ambiente, disse Rui Barreto, está bem patente no número recorde de empresas e entidades que participam nesta 7.ª edição da ‘Cidade do Empreendedor’, um evento que se realiza depois da pandemia e com um conflito armado na Ucrânia.

Segundo Rui Barreto, isto té revelador “da dinâmica, de empreendedorismo, de inovação que se tem vindo a trabalhar, no quadro da Região Autónoma da Madeira, para incentivar as nossas empresas a se tornarem mais competitivas, mais eficientes e mais capazes, não só de resistirem e de crescerem no mercado interno, mas também ganharem asas e voar para processos de internacionalização, ou de exportação noutros mercados”.

Para Rui Barreto, a ‘Cidade do Empreendedor’ tem o condão de “aproximar empreendedores regionais, mas também das ilhas Canárias e dos Açores, em projetos de inovação, em partilhas de conhecimento, em parcerias que são feitas, em projetos inovadores”.

Essas experiências, disse ainda o governante com a pasta da Economia, “são muito uteis para estimular a criação de negócios”. Por isso, apontou também Rui Barreto, nesta feira estão participantes que “estão cá também à procura de concretizar negócios e precisam de um apoio, ou um plano de ação para concretizar esses objetivos”.

Por outro lado, referenciou ainda Rui Barreto, “estão também aqui empresas que estão à procura de parceiros locais para montarem os seus negócios e tudo isto revela uma forte dinâmica, não só nas tecnologias de informação, mas também na área dos serviços, da indústria”.

Em suma, perante toda esta dinâmica, Rui Barreto diz que olha “para o futuro com otimismo, porque, na Madeira, há uma forte componente de iniciativa privada, que o Governo Regional estimula, porque tem uma visão liberal da economia, e queremos acompanhar aquela que é a velocidade dos empresários, dos empreendedores, com os instrumentos corretos para que possam fazer o seu negócio, fazer crescer a economia, ter sucesso, criar emprego”.

Além disso, acrescentou ainda Rui Barreto, o facto de a ‘Cidade do Empreendedor’ registar uma forte participação é também reveladora de que há uma confiança na economia regional, que há confiança na Madeira, que há um ambiente na Região de inovação o que leva a que cada vez mais haja mais pessoas a querer empreender e criar, através das suas ideias, os seus negócios”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.