Pesquisar

ER 222 estabilizada deixa Albuquerque satisfeito

Miguel Albuquerque visitou esta semana a obra de estabilização da ER 222, na Ribeira Brava, incluindo a área fortemente atingida por uma derrocada, na sequência de uma escavação para obra privada. O investimento ascendeu a cerca de três milhões de euros. 06-01-2023 Presidência
ER 222 estabilizada deixa Albuquerque satisfeito

O presidente do Governo Regional mostrou-se satisfeito com o que viu e falou em mais uma obra no concelho da Ribeira Brava, que vem corresponder às necessidades da sua população e do Município.

O líder madeirense explicou que o Governo Regional aproveitou a intervenção na zona atingida por forte instabilização, em 2018, para proceder à consolidação de todo o talude, que apresentava sinais de instabilidade também noutros locais. E ainda ao longo da ER 222, no troço entre a Ribeira Brava e a Tabua.

O governante falou em obra de arte muito complexa, dada a instabilidade do talude, frisando que o investimento vem servir uma importante zona residencial, sobretudo a da Banda D’Além, «com grande atratividade para os residentes do concelho da Ribeira Brava».

Miguel Albuquerque acentuou ainda que «de uma forma ou de outra esta estrada iria necessitar de uma intervenção, não apenas na zona onde caiu a derrocada».

«Aproveitámos para proceder à estabilização destes terrenos e estou satisfeito, porque é uma obra que está concluída, está bem feita e corresponde, mais uma vez, às necessidades da população e do concelho da Ribeira Brava», enfatizou.

O governante admite proceder a pedido de indemnização pelos custos (somente os relativos ao troço atingido pela derrocada) junto do operador privado, mas lembra que é preciso fazer primeiro uma avaliação dos danos e dos custos. Depois, será preciso ainda avaliar o processo em si e se o mesmo tem exequibilidade.

«Nós vivemos num Estado de Direito. Vamos aplicar a Lei», rematou.

A empreitada que chegou ao fim no final do ano passado consistiu na estabilização do talude existente entre a estrada municipal que dá acesso à vila da Ribeira Brava e a Estrada Regional ER222 (no topo do talude).

A instabilização deste troço do talude subjacente à ER 222, que ocorreu no dia 28 de julho de 2018, foi resultado de uma escavação que começou a ser feita ao longo de uma frente com cerca de 80 metros de desenvolvimento, na base do talude, ao nível da estrada municipal que dá acesso à vila da Ribeira Brava, para a implantação de um edifício.

Foi ainda contemplada nesta empreitada a estabilização de três zonas onde os taludes apresentam grande instabilidade, assim como uma intervenção na Estrada Regional, nomeadamente na execução de muros e ameias, fresagem e aplicação da camada de desgaste em betão betuminoso.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.