Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

Albuquerque diz que Liceu é exemplo de “amor à camisola” e de excelência

Miguel Albuquerque diz que o “Liceu” é um paradigma de excelência, de empenho, de dedicação, de competência e de “amor à camisola”. O presidente do Governo Regional falava hoje, na cerimónia do Dia da Escola Secundária Jaime Moniz, que assinala os 185 anos daquele estabelecimento escolar. 13-01-2023 Presidência
Albuquerque diz que Liceu é exemplo de “amor à camisola” e de excelência

O governante frisou que a mesma tem acompanhado o percurso que a Região vem realizando e vai continuar a realizar na área da Educação. E lembrou: «Nós temos um caminho, temos um rumo, temos objetivos de levar a Educação para um patamar de excelência, um fito que não é apenas do presidente do Governo ou do secretário da Educação, que é de todos nós, que é o de investirmos numa área crucial ao nosso futuro».

Na oportunidade, o líder madeirense deixou ainda palavras de congratulação a todas as famílias e alunos presentes na cerimónia. A quem sublinhou que «a Educação é uma bênção e um bálsamo».

«É uma bênção, porque é investimento que na nossa terra finalmente abarca toda a população. Mas, isso foi algo muito recente: até há poucos decénios a Educação era um privilégio para poucos. Hoje, é uma oportunidade ao dispor de todos. E é um bálsamo, porque a Educação, a formação, o acesso à Cultura, é algo que faz a transfiguração e a formação do ser humano integral», disse, ainda.

Miguel Albuquerque complementou, salientando: «Na verdade, saber ler, saber escrever, ter sentido crítico, ter inteligência crítica, ter background cultural é um enriquecimento único. Não há dinheiro nenhum que pague aquilo que vocês conseguem através da Educação».

No seu discurso, o líder madeirense deixou ainda uma particular saudação aos antigos presidentes das comissões executivas presentes na cerimónia e que foram homenageados pela Comissão Executiva do Liceu. Aliás, Jorge Moreira, o antecessor da atual presidente, a professora Isabel Freitas, viu mesmo ser dado o seu nome à sala de conferências da escola.

Àqueles, o governante, em nome da Região, agradeceu todo o empenho e todo o trabalho colocados «na evolução muito positiva que a Educação teve na Madeira». E ainda «louvou a atitude desta comissão executiva ao efetuar esta homenagem aos antigos presidentes».

«Porque só os incivilizados e os ingratos é que olham para o passado e não sabem reconhecer o mérito aos outros», concluiu.