Pesquisar

Jovens qualificados no desemprego são poucos

Miguel Albuquerque enalteceu hoje que são muitos poucos os jovens com qualificação em áreas mais específicas que estejam desempregados, face à procura do mercado. 15-02-2023 Presidência
Jovens qualificados no desemprego são poucos

O presidente do Governo Regional falava hoje durante uma visita que fez ao Fórum de Empregabilidade, que a partir de hoje e até sexta-feira decorre no Campus da Penteada, numa organização do Observatório de Emprego e Formação Profissional da Universidade da Madeira.

Esta é a nona edição do Fórum, que, este ano conta com a presença de 16 empresas, disponibilizando mais de 200 ofertas de trabalho/estágio.

Questionado pelos jornalistas, acerca de jovens qualificados desempregados, Miguel Albuquerque sublinhou serem muito poucos e os que existem estão-no, na sua maioria, por opção própria.

«Ou é por estarem a fazer reciclagem de conhecimentos ou porque estão a aprofundar as suas habilitações. Todos os jovens qualificados têm, neste momento, uma base de oferta de emprego muito boa, não só aqui como para fora da Madeira», sublinhou.

O Fórum da Empregabilidade deverá, no próximo ano, segundo o presidente do Observatório, Paulo Lobo, realizar-se num espaço maior, que permita receber mais empresas interessadas neste tipo de iniciativa, abrindo vagas para putativos candidatos a um emprego. A opção tem recaído em empresas maiores, que possam disponibilizar mais vagas.

São seus objetivos mostrar as oportunidades de trabalho disponibilizadas pelas empresas regionais, capacitar os jovens para a procura de emprego, proporcionar oportunidades de contacto entre jovens e o tecido empresarial e dar a conhecer os vários programas/ apoios ao emprego e ao empreendedorismo.

O Fórum da Empregabilidade é composto por um conjunto de sessões formativas onde são abordados temas como a procura de emprego nas redes, elaboração de CV’s, comportamento em entrevista, apoios disponíveis sobre estágios profissionais, empreendedorismo e apoios disponíveis ao autoemprego, questões legais das relações laborais, entre outros.

Os participantes têm ainda, a oportunidade de estabelecer contatos e de interagir com os agentes económicos locais. Embora dirigido aos alunos da UMa e agentes promotores de emprego, o Fórum da Empregabilidade, que conta com a presença de docentes da UMa e outros especialistas convidados, está também aberto ao público em geral.

Este ano, pela primeira vez, é disponibilizada uma bolsa de ofertas (emprego e estágio) registadas numa plataforma criada para esse fim.

Muitas das empresas pedem formação superior, mas também há ofertas sem esse requisito.

Haverá um conjunto de palestras sobre Empregabilidade e mercado de trabalho no segundo dia, amanhã.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.