Pesquisar

Governo Regional lança projeto-piloto no ensino da Inteligência Artificial no próximo ano letivo

Projeto será desenvolvido num dos 26 estabelecimentos de ensino equipados hoje com uma sala do futuro. Miguel Albuquerque explicou que a próxima fase passa pela incorporação de novos desenvolvimentos – ferramentas – nas salas do futuro das escolas da Região Autónoma. 27-02-2023 Presidência
Governo Regional lança projeto-piloto no ensino da Inteligência Artificial no próximo ano letivo

«A nossa ideia é iniciarmos numa das salas do futuro, um projeto-piloto, envolvendo a Inteligência Artificial, já no próximo ano letivo. E achamos que esta aposta que estamos a fazer na instalação de salas do futuro nas escolas Básicas e Secundárias da Região vai ser decisiva para o futuro da Madeira.»

As palavras do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, proferidas hoje, por ocasião da visita a mais uma sala do futuro instalada numa escola da Região, desta feita na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniçal.

O Chefe do Governo começou por recordar aos jornalistas que o Governo Regional já investiu e implementou salas do futuro em 26 escolas do Ensino Básico e Secundário, as quais serão visitadas por Miguel Albuquerque até ao próximo mês de junho.

O próximo passo é o de ir incorporando novos desenvolvimentos – novas ferramentas, capacidades e diversificação de valências – nas salas do futuro já criadas.

O governante enalteceu a «colaboração meritória e ativa dos professores» na utilização das potencialidades pedagógicas das ferramentas asseguradas pelas salas do futuro, salientando que tal decorre do facto dos docentes as percecionarem como instrumentos fundamentais de educação, no sentido de que estimulam os alunos para o gosto pela matemática.

«A matemática era normalmente ensinada de uma forma muito clássica e ortodoxa», referiu Miguel Albuquerque.

«E uma das formas mais avançadas de ensinar matemática é, de facto, através deste sistema, como estamos a utilizar hoje aqui na Madeira», apontou.

O líder do Executivo sublinhou que a aposta nas salas do futuro e, consequentemente, nas ferramentas pedagógicas avançadas, que as mesmas asseguram, é, não só uma forma de a Região antecipar o futuro, em matéria de Ensino, mas, também, de preparar, desde já, os jovens da Região para um mundo em acelerada mudança.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.