Pesquisar

Albuquerque quer a Madeira com o melhor ensino da Europa

Miguel Albuquerque diz que o novo laboratório do Instituto de Qualificação, vocacionado para dar resposta às necessidades das chamadas “fábricas inteligentes”, vem contribuir sobremaneira para aquela a que chama de «necessidade imperiosa de dotar a Região do melhor ensino do País, do melhor ensino da Europa». 22-03-2023 Presidência
Albuquerque quer a Madeira com o melhor ensino da Europa

O presidente do Governo Regional falava na manhã deste dia 23 de março, aquando da visita ao ‘Laboratório Indústria 4.0’, um investimento que ascende a um milhão de euros, co-financiado em 85% pelo Programa Madeira 14-20, FEDER. Um serviço instalado no Centro de Formação Profissional.

O governante diz que a Madeira tem de e vai apostar na melhor qualificação possível para os seus jovens, até para corresponder àquilo que chamou de vantagem competitiva proporcionada pelo ensino tecnológico.

Uma área que, enalteceu, garante aos que a frequentam uma «educação de excelência, uma educação de vanguarda».

«Isto pode parecer ambicioso, mas acho que neste momento estamos a dar os passos certos no sentido de garantir às novas gerações da Madeira uma vantagem competitiva e dotar estas regiões do melhor que lhes podemos dar: uma educação de excelência e uma educação de vanguarda», salientou, perante um plateia composta maioritariamente por jovens alunos da escola profissional Francisco Fernandes e do Centro de Formação Profissional.

Vantagem competitiva que é proporcionada pela transição digital e pela digitalização da economia, conforme acentuou.

A propósito, Miguel Albuquerque recordou que as empresas tecnológicas na Região representam um volume de negócios superior a 340 milhões de euros (2021), um valor que «não é nenhuma brincadeira».

O líder madeirense aproveitou ainda para a necessidade de as empresas e organismos, sobretudo os vocacionados para as tecnologias, terem um banco sempre atualizado de equipamentos, de modo a que possam estar sempre prontos a dar resposta à altura às evoluções tecnológicas, que estão a acontecer a uma grande velocidade.

Miguel Albuquerque falou ainda em esforço enorme por parte da Região na área da Educação, de modo a que se possa garantir a melhor qualificação dos nossos alunos, em todas as áreas.

«A ideia é termos os melhores alunos do País, termos a capacidade os nossos alunos terem profissões à modernidade e com remunerações elevadas e ainda que se acabe com a ideia de não podermos fazer na Região aquilo que está verdadeiramente ao nosso alcance», acentuou.

Desta forma, explicou que a meta passa por «garantir que o ensino é um instrumento decisivo de formação, de educação e de mobilidade social». «Não há outro meio, este é o meio que nós precisamos. Este ensino que estamos a dotar a Região é fundamental para o desenvolvimento da nossa Economia», complementou.

O líder madeirense defendeu ainda que «qualquer jovem com formação na Madeira está preparado para trabalhar em qualquer lado», e lembrou que outro polo importante de investigação na Madeira será o que ocorrerá na área das ciências médicas.

A concluir, sublinhou ser este o rumo a seguir: «Dotar os jovens da Madeira do melhor ensino, do ensino mais atual e de vanguarda, para estarmos na linha da frente face aos desafios do futuro».

Refira-se ainda que este novo laboratório, hoje inaugurado, vem dar resposta à tendência crescente de as empresas se estarem a ajustar à Indústria 4.0, que passa pela digitalização e pelo funcionamento em rede (as chamadas ‘fábricas inteligentes’)


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.