Pesquisar

Investimento na Educação e no Ensino é o mais importante que a Região está a fazer

O investimento mais importante que está a ser feito na Região é o que se está a realizar no Ensino e numa boa educação, salientou hoje Miguel Albuquerque. 24-04-2023 Presidência
Investimento na Educação e no Ensino é o mais importante que a Região está a fazer

O presidente do Governo Regional falava na manhã desta segunda-feira, dia 24 de abril, durante a cerimónia comemorativa dos 25 anos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz. E durante a qual recordou que no próximo ano serão iniciados projetos-piloto na área da transição digital nas escolas madeirenses.

Para o governante madeirense, é esta aposta que se tem vindo a fazer, esta prioridade política, que permitirá à Região continuar a assegurar o seu desenvolvimento, no futuro.

O líder madeirense fez questão ainda de elogiar «o ensino de excelência ministrado» na escola básica e secundária de Santa Cruz, deixando elogios à sua direção, corpo docente, funcionários e alunos.

Miguel Albuquerque aproveitou igualmente para recordar a aposta que o Governo Regional vem fazendo na Educação, nas suas mais diversas valências, desde a melhoria de infraestruturas a melhores condições para docentes, funcionários e alunos.

Neste sentido, lembrou a recuperação integral do tempo de serviço dos docentes, que veio permitir fazer justiça aos professores, ao contrário do que

acontece a nível nacional, mas também indicadores que comprovam o sucesso da Madeira na área, como a baixa taxa de retenção escolar no 1.º Ciclo e no Secundário.

O presidente do Governo Regional enalteceu igualmente a grande prioridade que vem sendo dada na antecipação em dotar a Madeira do melhor ensino que há, nomeadamente apostando nas novas tecnologias e na transição digital, que tem vindo a ser expandida em todas as escolas, como são exemplo as salas do futuro, com os seus kits de robótica, com a robótica, com as matemáticas aplicadas, com os sensores e com a impressão 3d. E todas as escolas do primeiro ciclo são dotadas de kits de ciência.

Miguel Albuquerque lembrou também que a Região tem a melhor cobertura do País ao nível da pré-escolar e das creches.

Recordou ainda que no próximo ano letivo, todos os alunos do 5° ao 10° terão manuais digitais. E frisa que só com estas novas tecnologias foi possível à Madeira continuar a assegurar a continuidade do ensino durante a pandemia.

No futuro, a ideia passa por prosseguir com esta aposta nas novas tecnologias na Educação e no Ensino,

Assim, o governante anunciou que no próximo ano letivo serão iniciados projetos-piloto na área da inteligência artificial. Para tal, irá contribuir em muito o centro tecnológico que será criado na Casa Verde, na Escola Secundária Francisco Franco, que ajudar na formação dos docentes, «para que possamos ter professores cada vez mais habilitados e capacitados também nesta área», entre outras funções a desempenhar.

No entanto, Miguel Albuquerque reforçou que é importante que a par desta aposta tecnológica se continue a incentivar e a estimular a criatividade, nomeadamente nas artes. Uma criatividade que vem sendo proporcionada nas escolas e que permitiu à Região, também nesta área das Artes, dar um salto qualitativo muito grande.

O líder madeirense, no final, ainda acompanhou, ao piano, um grupo de alunos de jazz da escola.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.