Pesquisar

1500 pequenas obras mostram “Um mundo para eu morar”

Alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo desenharam os seus sonhos. 09-06-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
1500 pequenas obras mostram “Um mundo para eu morar” Os Secretários Regionais de Educação e da Economia, Turismo e Cultura, Jorge Carvalho e Eduardo Jesus, respetivamente, marcaram presença na galeria Infoarte, esta quinta-feira (8 de junho), onde procederam à abertura oficial da Exposição de Expressão Plástica “Um mundo para eu morar”.
 
Esta exposição, que integra a Semana Regional das Artes, emergiu do concurso nacional de Expressão e Educação Plástica “Um mundo para eu morar”, proposto a crianças do 1.º ciclo do ensino básico, pré-escolar e jardins-de-infância de Portugal Continental e Regiões Autónomas, cujo objetivo é a valorização do desenho e pintura como meio expressivo. A temática proposta, em alinhamento com o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, visou a exploração plástica e gráfica do(s) mundo(s) que a criança conseguia imaginar diversas perspetivas de um espaço ideal para morar. Na região o concurso decorreu sob a orientação da Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Educação, e conta com aproximadamente 1500 trabalhos de crianças de 75 escolas, com idades entre os 5 e os 10 anos. 

Na entrega de prémios e menções honrosas aos alunos, Jorge Carvalho manifestou-se convicto de que as artes contribuem para a formação integral dos cidadãos. «Que esta exposição possa ter reflexo nas vidas das nossas crianças e ser um incentivo ao trabalho, à dedicação, à persistência e ao aperfeiçoamento, porque a expressão artística, tal como a aprendizagem e a Vida, precisa de tudo isto», perspetivou o Secretário Regional de Educação.
 
Foram vencedores do concurso Guilherme Garcês (EB1/PE do Rancho e Caldeira), José Camacho (EB1/PE Curral das Freiras), Martim Santos (EB1/PE Ribeiro Domingos Dias), Marta Lengue (EB1/PA da Achada), João Afonso Bonito (EB1/PE da Ajuda), João Vieira Batista (EB1/PE da Camacha) e Tiago Luz (EB123/PE Bartolomeu Perestrelo). Pode consultar a lista detalhada dos premiados em anexo.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.