Pesquisar

Albuquerque destaca descida do desemprego no dia da Universidade da Madeira

O presidente do Governo Regional participou hoje na sessão solene do Dia da Universidade da Madeira, que decorreu no edifício da reitoria, no Colégio dos Jesuítas. 10-05-2023 Presidência
Albuquerque destaca descida do desemprego no dia da Universidade da Madeira

À margem do evento, Miguel Albuquerque foi questionado pelos jornalistas acerca da taxa de desemprego, hoje anunciada, e que colocou a Madeira como a única região do País onde se registou descida, no primeiro trimestre deste ano, em relação ao anterior.

«Nós fomos a Região do País que mais desceu no terceiro trimestre e o que se constata é que a nível nacional houve uma subida, de 6,5% para 7,2%. Aqui, houve uma descida de 6,9% para 6,5%. Se compararmos também com o anterior trimestre, também houve uma descida substancial», sublinhou.

O líder madeirense enfatiza o facto de cerca de 1.500 pessoas terem sido empregadas nestes primeiros três meses do ano, o que significa que «a economia da Madeira está bem, estamos a crescer no emprego, estamos a crescer no rendimento e no rendimento médio dos salários também».

A Madeira foi a única Região do País a baixar a taxa de desemprego. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego estimou-se em 6,5%, valor inferior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) em relação ao trimestre anterior.

Face ao trimestre homólogo, a quebra foi de 1,0 p.p., tendo sido a Madeira, a par com os Açores, as únicas regiões com uma diminuição na taxa do desemprego.

A estimativa da população desempregada, apurada em 8,7 mil pessoas, diminuiu 11,0% face ao trimestre homólogo (cerca de 1,1 mil pessoas) e 5,2% comparativamente ao trimestre anterior (cerca de 500 pessoas), de acordo com dados hoje divulgados.

A população empregada fixou-se em cerca de 124,7 mil pessoas, aumentando 3,0% em termos homólogos (3,6 mil pessoas) e 1,2% em relação ao trimestre precedente (1,5 mil).


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.