Pesquisar

«Escolas da Madeira são paradigma da inovação» 

Presidente do Governo recordou hoje trabalho desenvolvido a montante para a transição digital no Ensino, e que é já hoje uma realidade «frutuosa», com o objetivo de dotar os alunos da Região dos conhecimentos e competências para um mundo em profunda transformação  16-05-2023 Presidência
«Escolas da Madeira são paradigma da inovação» 

«Antes de ir para o Governo, nós tivemos um conjunto de reuniões preparatórias, onde concertamos o programa que queríamos aplicar para a área da Educação na Madeira, tendo por objetivo dotarmos as nossas escolas do melhor ensino do mundo.» 

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, recordou hoje, na sua intervenção, no Ciclo de Conferências “Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário: Da Tecnologia à Pedagogia”, uma iniciativa do Grupo Porto Editora, em associação com a Secretaria Regional de Educação e com o apoio da Samsung, o desenhar da estratégia e a definição do modelo e dos objetivos estabelecidos a montante, tendo em vista as mudanças hoje operadas – a transição digital – no ensino na Região Autónoma da Madeira. 

Miguel Albuquerque disse que o que outrora poderia parecer «megalómano» é hoje um processo «extremamente frutuoso e benéfico» feito com responsabilidade e que continuará a ser aprofundado. 

O Chefe do Governo disse que o modelo de Singapura foi estudado e adaptado à Região por, através da capacidade de assumir a vanguarda no ensino, com recurso às tecnologias e ao digital e com professores orientados e vocacionados para ensinar, apresentar os melhores alunos. 

«E o que nós estamos a fazer aqui, na Madeira, é de facto inserir esta capacidade de vanguarda, no sentido de dotar os nossos alunos das habilitações, das competências e dos conhecimentos para poderem enfrentar o Novo Mundo, que é a nova economia», sublinhou Miguel Albuquerque. 

O líder do Executivo vincou não ter nenhuma dúvida quanto às escolas da Madeira e Porto Santo constituírem já hoje um paradigma da inovação, da inteligência e do sentido prospetivo, acrescentando que tal se deve também aos professores. 

Não obstante, o objetivo para o ensino na Região é o de continuar a aprofundar o modelo para melhor formar as crianças e os jovens da Região para o futuro. 

Nesse sentido, o governante reiterou estarem definidos os próximos passos – assegurar mais habilitações e competências aos professores na área tecnológica e lançamento de um projeto piloto no âmbito da Inteligência Artificial – com a reabilitação e adaptação do edifício Casa Verde, junto à Escola Secundária Francisco Franco, àquelas funções. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.