Pesquisar

Escolas do segundo e terceiro ciclo e secundárias estão todas dotadas com salas do futuro

O presidente do Governo Regional visitou hoje a escola básica e secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, em Santana. Miguel Albuquerque prossegue assim o seu périplo pelos estabelecimentos de ensino dos segundo e terceiro ciclos e secundário da Região, com atenções centradas nas salas do futuro. 30-05-2023 Presidência
Escolas do segundo e terceiro ciclo e secundárias estão todas dotadas com salas do futuro

Atualmente todas as (24) escolas públicas desde o segundo ciclo ao secundário e incluindo ainda as duas escolas profissionais públicas estão dotadas de salas do futuro, que asseguram a alunos e professores abordagens dinâmicas no acesso ao conhecimento. Cada escola acaba por ter projetos específicos.

As salas do futuro das escolas da Região são compostas por painel interativo; impressora 3D; kits de ciências, de eletrónica, de programação e de robótica; material de imagem, som e vídeo para produção de conteúdos.

Cada sala do futuro corresponde a um investimento aproximado de 30 mil euros.

No próximo ano está prevista a introdução de novos equipamentos nas salas, promovendo um upgrade das mesmas.

Ao nível do primeiro ciclo, não está prevista a abertura de salas de futuro. Aqui a opção é por oficinas ou laboratórios, onde são colocados pequenos equipamentos, como sejam os kits de robótica e de ciências experimentais, que permitem um primeiro contacto com estas novas tecnologias, esta nova realidade.

Recorde-se ainda que a gestão das salas do futuro compete às escolas, que as abrem a todos os alunos e professores.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.