Pesquisar

Governo Regional apoia deslocação de jovens à Jornada Mundial da Juventude

​Montante global do apoio é de 73.100 euros. 13-07-2023 Educação, Ciência e Tecnologia
Governo Regional apoia deslocação de jovens à Jornada Mundial da Juventude

O Governo Regional da Madeira celebrou um contrato-programa com o Comité Organizador Diocesano (COD Madeira) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023), tendo em vista o apoio à participação, até ao limite de 850 jovens, naquele evento que decorrerá em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto de 2023, organizado pelo Patriarcado de Lisboa, através da Fundação JMJ Lisboa 2023.

 

A comparticipação financeira está consubstanciada no montante global de 73.100 € (setenta e três mil e cem euros), suportada pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Juventude, com vista ao apoio individual de 86,00€ a cada jovem. São abrangidos os jovens nascidos entre 1993 e 2009, ou seja, entre os 14 e os 30 anos, que participem na Jornada Mundial da Juventude e que constem na lista enviada pela Diocese do Funchal-COD Madeira.

 

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, garantiu que, desde o anúncio da realização da JMJ em Lisboa, este «compromisso» foi assumido. «O Governo Regional entendeu que seria fundamental um apoio para criar equidade entre os jovens da Região Autónoma da Madeira e os jovens do restante país. Permite que qualquer jovem, independentemente da sua condição, mas de acordo com a sua motivação, possa estar presente nesta Jornada», sublinhou o governante, vislumbrando na JMJ 2023 um momento único na vida espiritual do país. «Num espaço que, acreditamos, será de convívio, de partilha e de contacto entre jovens de diferentes culturas e nacionalidades, o handicap da descontinuidade territorial não poderia ser um impedimento aos madeirenses e porto-santenses. É uma experiência que marcará as suas vidas e que poderá também transformar os seus pequenos núcleos de intervenção», perspetivou Jorge Carvalho.

 

Por seu turno, o Delegado Diocesano junto do Comité Organizador, Padre Carlos Almada, manifestou-se grato pelo apoio disponibilizado. «É uma ajuda direta aos jovens e visa colmatar a incapacidade financeira de famílias que não poderiam de outra forma fazer deslocar os seus filhos à JMJ 2023. Não se trata de uma ajuda ao COD Madeira nem à Diocese do Funchal, mas às centenas de jovens que querem estar em algo que é mais do que um evento, é um lugar de crescimento humano, de partilha, de construção de valores. Para a Igreja é um evento católico, por isso acreditamos que estes jovens vão se cruzar com Cristo e voltarão a casa totalmente diferentes. É nisto que acreditamos», concluiu o sacerdote.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.