Pesquisar

“Carta da Convivialidade” para o sucesso de todos

Jorge Carvalho relevou importância do projeto no sucesso de todos os agentes de Educação. 30-06-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
“Carta da Convivialidade” para o sucesso de todos O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, considera a “Carta da Convivialidade Escolar” a demonstração clara da preocupação do Governo Regional em dotar a Escola de condições que permitam que todos os alunos alcancem o sucesso.

«A escola é um local de trabalho, onde existe um processo dialético de ensino-aprendizagem, para onde confluem diferentes contextos e dinâmicas sociais. É importante que esse espaço tenha um clima saudável de desempenho dos diferentes protagonistas, seja um espaço de respeito e inclusivo, onde todos possam, de forma tranquila, desempenhar os seus papéis», relevou o governante, esta sexta-feira (30 de junho), na sessão de abertura do V Encontro da Convivialidade Escolar. «É Importante termos projetos desta natureza porque, por vezes, os resultados são a parte mais visível da escola, mas esses resultados são fruto do processo imprimido pela escola em projetos de valorização e promoção do sucesso», sublinhou.

Jorge Carvalho focou a atenção nos estudantes, cada qual com as suas dificuldades, contextos, interesses e motivações. «É para eles que procuramos as melhores soluções e estes projetos existem precisamente porque é preciso termos informação suficientemente validada para podermos intervir de forma positiva em cada circunstância, criando condições para o sucesso dos alunos. É fundamental percebermos que só é possível termos uma sociedade capaz e competente quando olhamos e tratamos de todos de forma igual, mas criando condições para que todos possam atingir os seus objetivos. Provavelmente têm de seguir percursos alternativos, necessitam de projetos alternativos, de intervenções do ponto de vista pedagógico e social diferentes, mas o importante é termos a capacidade e os instrumentos que nos permitam detetar, avaliar e responder a todas as situações», concretizou o Secretário Regional.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.