Pesquisar

Razões que levaram à criação da União Europeia são hoje mais atuais e pertinentes do que nunca

O presidente do Governo Regional aproveitou a sessão de encerramento do concurso ‘Eurodeputad@s por um dia’, evento promovido pela eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar e que decorreu na sala azul do Centro de Congressos da Madeira, para lembrar aos mais de 200 jovens alunos que participaram, as razões que levaram à criação da então CEE e da evolução que aquele organismo vem tendo até hoje, aos tempos da União Europeia. 14-11-2023 Presidência
Razões que levaram à criação da União Europeia são hoje mais atuais e pertinentes do que nunca

Miguel Albuquerque evocou ainda os pilares que sustentam a União Europeia, para sublinhar que esses valores, essas razões que levaram à fundação da UE – projeto que entende ser o de maior sucesso em toda a história da Europa – estão bem presentes nos dias e hoje, sendo «mais atuais e pertinentes do que nunca». E que tiveram a ver com um projeto de paz e de união, política, económica e de interajuda social, entre povos.

Começando por afirmar estar convencido, pela excelente participação dos jovens no evento, estar-se perante futuros políticos, o líder madeirense passou depois à parte central da sua intervenção, realçando a forte ajuda económica que o País recebeu desde que aderiu à então CEE, em 1995, («estima-se em mais de 168 mil milhões de euros de fundos europeus»), apoios financeiros que vêm sendo cruciais para o crescimento de Portugal e, na mesma linha, da Madeira. «Depois da conquista da Autonomia política, os apoios europeus são a maior causa da evolução madeirense», defendeu.

Um crescimento que vem dependendo também da forma como a Madeira e os madeirenses e os porto-santenses vêm sabendo aproveitar essas verbas, para promover o seu desenvolvimento. Fundos que, segundo Miguel Albuquerque, foram fundamentais para o grande salto que se deu na Região, desde então.

O governante lembrou ainda o estatuto da Madeira enquanto Região Ultraperiférica, algo que lhe permitiu beneficiar de uma situação de proteção especial e de uma majoração nos apoios comunitários recebidos e a receber.

O presidente do Governo Regional apelou também, a terminar, aos jovens para que mantenham a capacidade crítica, que considera imprescindível a uma melhor e maior evolução das Sociedades, de modo a destrinçarem o que é certo do que é errado, a verdade da mentira. «Temos de perceber o que está em jogo. Maior desafio é terem uma análise inteligente sobre a informação que recebem», exortou.

O concurso ‘Eurodeputad@s por um dia’ é destinado a alunos das escolas secundárias da R.A. Madeira e consiste na simulação de uma sessão plenária do Parlamento Europeu. A de hoje teve como temática o ‘Ambiente e as alterações climáticas’, com um aluno de cada equipa a apresentar, em sessão conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa da RAM, José Manuel Rodrigues, medidas que possam mitigar ou até mesmo solucionar um problema real, em matéria ambiental e/ou climática, que afeta os cidadãos europeus.

Houve 34 equipas inscritas, cada uma delas composta por 4 alunos e por um professor. São 170 participantes inscritos no concurso, oriundos de 15 escolas de Ensino Secundário da Região Autónoma da Madeira.

Além destes 170 participantes na simulação sessão plenária do Parlamento Europeu, houve mais 70 alunos e professores, do Ensino Secundário e do 3.º Ciclo, a participarem no evento na qualidade de observadores.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.