Pesquisar

Albuquerque agradece a alunos, famílias e professores e reforça Educação como o objetivo prioritário da Madeira

Miguel Albuquerque fez questão, hoje, de dar os parabéns aos alunos que terminaram o secundário, em 2022/2023, com os melhores resultados académicos, mas também estendeu os agradecimentos às famílias e aos docentes, que afirmou serem também determinantes nesse sucesso. 28-12-2023 Presidência
Albuquerque agradece a alunos, famílias e professores e reforça Educação como o objetivo prioritário da Madeira

Falando na cerimónia de atribuição, pela Região, de bolsas de mérito a três estudantes de cada curso do ensino secundário, com melhores notas de candidatura, que entraram este ano para o Ensino Superior, o presidente do Governo Regional voltou a eleger a Educação como o objetivo prioritário da sua governação.

Neste sentido, fez questão de cumprimentar, em particular, os alunos contemplados por estas bolsas: «Acho que são o resultado do trabalho de cada um de vós, da autodisciplina, do esforço, da determinação, da dedicação e, sobretudo, da motivação que, ao longo da vossa carreira estudantil, têm tido de alcançar objetivos concretos. Isso é muito importante».

O líder madeirense fez ainda questão de reforçar a defesa da meritocracia, salientando que o reconhecimento do mérito de cada um é um valor essencial para o aperfeiçoamento das nossas sociedades.

O governante fez ainda questão de lembrar (colocando a tónica no elogio ao trabalho dos professores madeirenses) a evolução na área que trouxe a Madeira do trágico analfabetismo que atingia mais de 50% da população em 1976 para uma recuperação que trouxe a Educação para a situação atual.

«Conseguimos partir desse número trágico e conseguir a recuperação de uma Educação para as novas gerações. Isso foi conseguido e continua a ser conseguido graças à dedicação e ao trabalho dos docentes nesta Região», enalteceu.

Miguel Albuquerque recorreu aos resultados de 2022 do PISA, para sublinhar que os mesmos vieram demonstrar que estamos no caminho certo: «Os estudantes madeirenses aproximaram-se e até superaram as médias dos países da OCDE, quer na matemática, quer na ciência ou quer na leitura. Também ultrapassámos a média nacional e de longe a média dos Açores e aproximámo-nos de países que têm resultados educativos de excelência, como a Finlândia, a Dinamarca, a Alemanha ou a Suécia!».

Números que, segundo o presidente do Governo Regional, «demonstram que estamos no bom caminho». «Agora, temos de manter nas escolas a paz social e o diálogo permanente com os agentes educativos e, no futuro, o que pretendemos é que os jovens madeirenses tenham uma educação excecional, com acesso a um sistema educativo dos melhores do mundo», acrescentou.

Aliás, afirma não ser por acaso que vem sendo disponibilizado, na Região, o acesso a um ensino tecnológico de ponta, sobretudo no ensino secundário. Algo que importa continuar a aperfeiçoar, no sentido de garantir que temos na Madeira jovens formados, habilitados e com grande preparação técnica e humanística.

Na sua intervenção, fez ainda questão de agradecer e enaltecer o papel das famílias, «porque é evidente que o meio familiar tem muita importância na prossecução dos resultados de excelência destes jovens».

Por outro lado, fez questão de recuperar uma tese que vem defendendo: «O grande elevador social é a Educação, não são os artifícios e os mecanismos de intervenção do Estado e é através da Educação que as sociedades se desenvolvem e alcançam os seus objetivos», reforçou.

Desta forma, reitera ser a Educação o objetivo prioritário da Madeira. «Eu queria agradecer às famílias, aos jovens e aos professores a vossa dedicação e o vosso empenho na prossecução deste caminho, que é um caminho onde muitas vezes os resultados não são imediatos, mas resultam numa perspetiva de médio e longo prazo, para a Região Autónoma da Madeira», concluiu.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.