Pesquisar

«O grande objetivo é termos o melhor sistema de educação do País e um dos melhores da Europa» 

Miguel Albuquerque defendeu ser grande motivo de orgulho os resultados dos alunos da Região nos testes PISA. E apontou ao aprofundamento da aposta nas ferramentas pedagógicas do futuro, nomeadamente com a introdução da IA  05-01-2024 Presidência
«O grande objetivo é termos o melhor sistema de educação do País e um dos melhores da Europa» 

«Temos de estar bem orgulhosos dos últimos resultados do PISA.» 

Hoje, por ocasião do aniversário da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, o Presidente do Governo Regional enalteceu os resultados alcançados pelos alunos da Região nos testes PISA e estendeu o seu reconhecimento aos professores, às famílias, assim como à aposta, realizada em várias frentes, no que respeita à digitalização do sistema de ensino na Região Autónoma. 

«Os testes são irrefutáveis», disse Miguel Albuquerque. 

«E acho que é importante reconhecer o esforço dos nossos docentes e o esforço das famílias em alcançarmos o grande objetivo da Madeira, que é termos a melhor educação do País e um dos melhores sistemas de educação da Europa. 

Só assim é que vamos ter uma sociedade mais desenvolvida, onde a igualdade de oportunidades e a mobilidade social não são palavras vãs. São efetivas. E são reais», vincou. 

O Chefe do Governo reforçou, assim, o imperativo de a Madeira e o Porto Santo estarem na vanguarda das mudanças globais, desde logo, através do ensino. 

Nesse âmbito anunciou o aprofundamento da aposta do Governo Regional nas ferramentas pedagógicas do futuro, com a introdução de formação dirigida aos professores, já no próximo ano letivo, na área da IA – Inteligência Artificial e de um novo projeto que visa aprofundar a área das matemáticas. 

«Vamos dar formação aos nossos professores na área da IA, como o fizemos na robótica e programação robótica e interação entre a robótica e as outras áreas disciplinares», apontou o líder do Executivo. 

Miguel Albuquerque recordou que as mudanças ao nível da digitalização do ensino na Região assentaram no que foi perfilado pelo melhor sistema de ensino do mundo, o de Singapura. 

«A realidade que hoje temos na nossa escola é uma adaptação dos nossos alunos ao mundo que se avizinha», concluiu.  


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.