Pesquisar

Madeira é a única região do país que regista menos desempregados no mês de Dezembro

Desemprego baixa dos 10.000 inscritos no Instituto de Emprego da Madeira, pela primeira vez em 14 anos. 24-01-2023 Inclusão e Juventude
Madeira é a única região do país que regista menos desempregados no mês de Dezembro

O número de desempregados inscritos no IEM desce continuamente desde março de 2021, tendo atingido no mês de dezembro um valor inferior a 10.000, número que só tem paralelo recuando até janeiro de 2009.

No final de dezembro de 2022 estavam inscritos no IEM 9.995 desempregados, o que corresponde a uma variação de -0,3% face ao mês anterior.

 

A RAM é a única região que apresenta uma descida face ao mês anterior (-0,3%). O Algarve destaca-se como sendo a região que regista a subida mais acentuada (22,0%), tendo a média nacional aumentado 3,5%.

Comparativamente a dezembro de 2021, contam-se menos 4.487 desempregados na RAM.

Em termos homólogos, todas as regiões registam descidas. A RAM destaca-se, uma vez mais, como tendo a descida mais acentuada (-31,0%) de entre todas as regiões, seguida das regiões de Lisboa e V. Tejo (-14,8%) e do Norte (-11,0%), tendo a média nacional descido 11,8%.

Relativamente ao número de ofertas, todas as regiões diminuem, tendo a RAM registado uma descida de 22,3% face ao mês anterior, registo muito semelhante à média nacional (-22,5%). Em termos homólogos a redução registada na Região (-19,6%) é inferior à média do país (-25,2%).

Nas colocações registadas ao longo do mês, todas as regiões apresentam uma diminuição. A RAM (-19,2%) é a terceira região que menos decresce o número de colocações face ao mês anterior, logo a seguir às regiões Norte (-2,2%) e Lisboa e V. Tejo (-14,0%).  A região do Alentejo (-48,0%) é a que regista a maior diminuição de entre todas as regiões.

No final de dezembro, o número de candidatos a primeiro emprego representa 9,5% do total de desempregados inscritos. O número de desempregados inscritos à procura de primeiro emprego diminuiu 6,6% face ao mês anterior e 29,2% comparativamente ao mês homólogo.

O número de candidatos a novo emprego regista uma diminuição acentuada face ao período homólogo (-31,2%). Na comparação com o mês de novembro regista um aumento de 0,5%, que reflete os aumentos de 1,9% no setor da “Agricultura, pecuária, caça, silvicultura e pesca”, de 1,4% no setor da “Indústria, energia, e água e construção” e de 0,2% no setor dos “Serviços”.

Comparativamente ao mês homólogo, verifica-se que na RAM o número de inscritos diminuiu acentuadamente nos 3 setores. O setor da “Agricultura, pecuária, caça, silvicultura e pesca” diminuiu 18,2%, no setor da “Indústria, energia, e água e construção” a redução foi de 30,1% e no setor dos “Serviços” foi de 31,8%.

Os desempregados de longa duração representam no mês de dezembro 50,1% do total de desempregados, verificando-se, assim, um equilíbrio entre o número de desempregados há menos de 1 ano e os de longa duração.

O desemprego jovem (menos de 25 anos) na RAM diminuiu 6,2% face ao mês anterior e 31,1% comparativamente ao período homólogo.

No final de dezembro estavam inscritos 1.183 jovens, valor que representa 11,8% (-0,8 p.p. face ao mês anterior) do total do desemprego registado


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.