Pesquisar

Madeira volta a ser a região do país com maior queda do desemprego  

Os números apresentados, esta manhã, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, indicam que a Região Autónoma da Madeira é a região que mais desce o desemprego registado em termos homólogos (setembro 2022). 23-10-2023 Inclusão e Juventude
Madeira volta a ser a região do país com maior queda do desemprego  

Em setembro do presente ano, estavam registadas no Instituto de Emprego da Madeira (IEM), 7 385 pessoas. Em termos homólogos, trata-se de uma diminuição significativa do número de inscritos, na ordem dos 27,6%. Na prática, são menos 2 817 desempregados face ao mesmo período do ano passado. O que corresponde ainda a uma diminuição de 0,5% de inscritos face ao mês anterior (-34 inscritos) – só recuando até agosto de 2006 para encontrar valores inferiores.

 

Em contraciclo, o Algarve regista a maior subida, quer homóloga, quer face ao mês anterior.

 

Feitas as contas, no mês de setembro de 2023, com exceção dos Açores (-14,1%) e da Madeira (-27,6%), o desemprego aumentou em termos homólogos, com o valor mais acentuado na região do Centro (+7,0%) e do Algarve (+6,8%).

 

O total de desempregados registados no País foi superior ao verificado no mesmo mês de 2022 (+4,5% ) e no mês anterior (1,6%).

 

Já em relação ao mês anterior, com exceção das Regiões Autónomas e da Região de Lisboa e Vale do Tejo, a tendência é de aumento do desemprego com a maior variação a acontecer na região do Algarve (+9,6%) e do Alentejo (+4,4%).

 

Os dados divulgados hoje pelo IEFP comprovam, uma vez mais, a trajetória positiva que a Região Autónoma da Madeira tem realizado ao longo dos últimos tempos, fruto da consistência das políticas ativas de emprego que muito têm contribuído para esta constante diminuição do número de desempregados registados mensalmente.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.