Pesquisar

Rita Andrade debate questões de empregabilidade

A Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses dinamizou, esta manhã, no Hotel The Vine, a conferência: ‘Construir a Carreira no mundo contemporâneo: implicações para as práticas em educação, saúde e na comunidade’. 25-02-2019 Inclusão e Juventude
Rita Andrade debate questões de empregabilidade

Rita Andrade, Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, marcou presença na abertura do encontro, tendo destacado a importância do papel dos psicólogos no mundo do trabalho, nomeadamente na adaptação dos perfis procurados aos disponíveis.

 

A governante afirmou que a economia tem vindo a crescer e, em consequências disso, a procura por mão-de-obra. O problema é que a disponível não se adequa à procura. “Estamos a sentir um desfasamento entre os profissionais, que se poderiam inserir nestas vagas”.

Na intervenção inicial, Rita Andrade deu o exemplo do que está a acontecer na área do turismo.

As entidades com responsabilidades no sector estão formatadas para dar respostas padrão, mas têm de se adaptar. É preciso iniciar um caminho que conduza a um ajustamento entre a oferta e a procura.

 

Rita Andrade diz, para exemplificar, que atualmente podem estar a ser formadas pessoas que, daqui a cinco anos, quanto estiverem formada, já não tenham uma saída profissional, como a que perspetivavam quando iniciaram o seu percurso formativo.

A Secretária admitiu que é necessário fazer alterações legislativas, a nível nacional, para evitar recusas de trabalho, quando ele se adequa ao perfil do desempregado.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.