Pesquisar

Madeira regista maior descida da taxa desemprego do país

De acordo com as estimativas do INE para o mercado de emprego divulgadas esta manhã, a taxa de desemprego no 1.º trimestre de 2019 na Região Autónoma da Madeira é de 7,0%, o que representa uma diminuição acentuada relativamente ao 1.º trimestre de 2018. Salienta-se que este é o valor mais baixo registado desde o início da série estatística do INE em 2011. 09-05-2019 Inclusão e Juventude
Madeira regista maior descida da taxa desemprego do país

Esta evolução decorre do forte decréscimo da população desempregada cuja estimativa do INE aponta para um valor de 9,8 mil pessoas na região. O número de desempregados na região baixou assim de forma expressiva face aos trimestres homólogos.

Simultaneamente, verificou-se um crescimento acentuado da população empregada, que se fixou em cerca de 129,1 mil pessoas, mais 4,1 mil pessoas empregadas face ao trimestre anterior (+3,3%), com população empregada na “Construção” a crescer em cerca de 2,4 mil (+34,1%) e a população na “Agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca” em cerca de 1,4 mil (+10,5%);

Face às demais regiões, a Madeira apresenta a maior descida desta taxa, passando a ser inferior à Área Metropolitana de Lisboa (7,8%), à dos Açores (8,4%)e à do Algarve (9,4%).

Após uma estabilização no 2º semestre de 2018, podemos afirmar que se consolida o decréscimo que se verifica desde 2015, com a taxa de desemprego a baixar dos 15,8% do 1º trimestre de 2015, para os 7,0% atuais, ou seja um valor de menos de metade, corroborando a redução contínua verificada no desemprego registado (regionalmente) pelo Instituto de Emprego da Madeira.

Quanto ao desemprego jovem a região apresenta um valor de 28,0% no final do 1º trimestre de 2019, com uma evolução favorável face ao trimestre anterior, que foi de 28,4% e face ao valor homólogo, que foi de 29,3%.

Quanto ao desemprego de longa duração, o INE/DREM estima que existiam cerca de 6,3 mil desempregados à procura de emprego há 12 ou mais meses, no 1º trimestre de 2019. Este volume corresponde a menos cerca de 700 pessoas do que no trimestre homólogo, com a respetiva taxa de desemprego de longa duração a passar de 5,1% no 4º trimestre 2018 para 4,6% no trimestre atual (-0,5 pontos percentuais).

Além da retoma da economia, que muito se evidencia nestes números, a dinâmica colocada na divulgação das medidas de incentivos à contratação, bem como nas medidas de estímulo ao empreendedorismo de desempregados, revelam que as politicas de emprego da RAM têm sido eficazes, considerando o Governo Regional que o Emprego é um pilar social fundamental, daí a forte aposta que tem vindo a fazer nesta matéria.

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.