Pesquisar

Madeira 2030 vai dispor de 150 milhões de euros para políticas ativas de emprego

Secretário Regional das Finanças defende que, atendendo ao nível histórico de empregabilidade regional, os próximos desafios deverão centrar-se na aposta numa formação mais qualificada. 04-05-2023 Finanças
Madeira 2030 vai dispor de 150 milhões de euros para políticas ativas de emprego

Foi no encerramento, esta tarde, da Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo que o Secretário Regional das Finanças lembrou a estratégia de aplicação dos fundos comunitários, particularmente do Fundo Social Europeu, para as políticas ativas de emprego e da importância que essas verbas tiveram na recuperação do mercado de trabalho regional, através da formação e requalificação de ativos e da formação e apoio à integração dos jovens no mercado de trabalho.

Como referiu Rogério Gouveia, no âmbito do PO Madeira 14-20, a Região dispôs de mais de 100 milhões de euros de fundos e de dotação e receita regional, que foram canalizados para este tipo de programas de emprego.

De acordo com o responsável pela coordenação dos fundos europeus, no próximo quadro comunitário Madeira 20-30, a Região disponibilizará verbas superiores a 150 milhões de euros e que marcam a aposta nestas necessidades.

Atualmente, defendeu  o governante, atendendo ao nível da empregabilidade regional e ao nível histórico de população ativa empregada, os desafios são outros e prendem-se, acima de tudo, com a qualificação dedicada às áreas de mercado com maiores carências, mas também na aposta na formação mais qualificada que, estamos em crer, deverá conduzir a uma majoração dos níveis médios de remuneração na colocação do mercado de trabalho, dando continuidade a uma política que já se verifica e que demonstram que os níveis dos salários regionais têm vindo a subir sucessivamente.

“E é esta tendência que queremos manter: políticas de financiamento, quer através da receita regional, quer dos fundos comunitários para que as empresas e o mercado de trabalho tenham os ativos que precisam para, por um lado consolidar o seu mercado e melhorar a qualidade do serviços que prestam e, por outro lado, consigam atender à sua ambição de crescimento e para tal a valorização, qualificação e recursos humanos certos e adequados, em cada momento, servem as empresas, mas também servem os trabalhadores e é por esta via que também, se alimenta o círculo virtuoso da economia”.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.