Pesquisar

Evolução do RIN MAR tem sido influída pelas propostas e diligências efetuadas pelo Governo Regional da Madeira

"O Registo Internacional de Navios tem promovido o nome da Madeira em todas as latitudes e em condições de elevada qualidade e prestígio". 16-05-2023 Finanças
Evolução do RIN MAR tem sido influída pelas propostas e diligências efetuadas pelo Governo Regional da Madeira

O Secretário Regional das Finanças assegurou, esta tarde, perante uma plateia cheia de decisores na área do shipping, que a credibilidade do Registo Internacional de Navios (MAR)  e a sua atratividade estão demonstradas pelo número crescente de armadores que vêm optando por matricular os seus navios na Madeira, procurando um registo acessível e flexível.

O governante, que presidiu ao encerramento da primeira sessão da Conferência que acompanha a Semana Marítima da Madeira, realçou que, num balanço final, o MAR é apreciado pelo rigor técnico que impõe, pela assistência prestada, pela capacidade e pela celeridade de resposta sobre assuntos que dependem diretamente da decisão da Região.

“Estamos convencidos que este encontro permitirá abordar e discutir os principais desafios que se levantam à comunidade internacional marítima e à indústria do shipping e que é uma oportunidade privilegiada para a partilha de ideias e experiências que possam fazer avançar o setor, sendo da maior importância não só para a economia da Madeira, mas também para a economia do país e da Europa”, principiou o responsável pela tutela.

Na ocasião, o secretário regional revelou que o Mar é, em termos quantitativos, o 3º maior Registo Internacional da União Europeia e o 4º em toda a Europa, encontrando-se nos “top 13” a nível mundial, embora esta posição possa vir a se alterar, ainda este ano, se a trajetória de crescimento se mantiver.

A nível qualitativo, os seus elevados padrões de segurança são corroborados pela sua inclusão contínua nas “listas brancas”, tanto do Memorando de Paris como no de Tóquio.

Para além do total de embarcações registadas – 911 a 31 de Março de 2023 –, o crescimento do MAR nos anos mais recentes é também definido pela subida da tonelagem de arqueação bruta (TAB) e pela descida da idade média dos navios registados.

Aos presentes, Rogério Gouveia realçou, ainda, que a evolução contínua do MAR tem sido influída pelas diligências efetuadas e pelas várias propostas apresentadas pelo Governo Regional da Madeira, que depois foram acolhidas e aprovadas pelo Governo da República.

“Estou a falar, por exemplo, da criação de um pacote legislativo relativo aos benefícios ficais, bem como de um conjunto de serviços disponibilizados para armadores e companhias de gestão e, ainda, na digitalização dos serviços e na criação de infraestruturas, que têm permitindo melhorar as condições de concorrência do MAR, num sector altamente competitivo da economia globalizada dos nossos dias”, defendeu.

De acordo com o secretário regional, estas alterações contribuíram para a sustentação e continuação do desenvolvimento e afirmação internacional do Registo Internacional, favorecendo a realização dos seus objetivos, designadamente nos domínios do emprego, do investimento e das receitas fiscais, promovendo simultaneamente o nome da Madeira em todas as latitudes em condições de elevada qualidade e prestígio.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.