Pesquisar

Regiões ultraperiféricas elevam a projeção da União Europeia no cenário global

O Secretário Regional das Finanças representou a Região no encontro realizado no âmbito da Presidência espanhola do Conselho da União Europeia. 20-10-2023 Finanças
Regiões ultraperiféricas elevam a projeção da União Europeia no cenário global

O Secretário Regional das Finanças defendeu, hoje, em Las Palmas, no encontro sobre “A Inserção Regional das Regiões Ultraperiféricas”, que atendendo à diversidade dos territórios que a compõe e à diversidade geográfica onde estão instaladas, as Regiões Ultraperiféricas elevam a projeção da União Europeia no cenário global.

Na presença de responsáveis da Comissão Europeia, deputados do Parlamento Europeu e representantes de todos os Governos das Regiões Ultraperiféricas (RUP), nomeadamente Açores, Canárias, Guadalupe, Guiana Francesa, Madeira, Martinica, Maiote, Reunião e Saint-Martin, Rogério Gouveia defendeu a importância de aumentar a interligação que já existe com os Açores e as Canárias, mas também com países que são vizinhos, nomeadamente na Costa de África e passar a olhar, também, para a cooperação com os Estados Unidos e com o Canadá e para os benefícios económicos que essa cooperação poderá trazer não só para as RUP, mas para a própria União Europeia.

“É preciso olhar as RUP atlânticas como uma forma de incrementar e melhorar ainda mais os laços de cooperação económica que a Europa tem com estes países”, salientou o secretário regional, afiançando que o Governo Regional vem prestando uma atenção crescente às ações de cooperação territorial, que continuará a merecer um empenho continuado nos próximos anos.

Aos presentes, o responsável pela tutela dos Assuntos Europeus realçou que a experiência dos programas anteriores, no âmbito do espaço de cooperação, revelou aspetos muito positivos, mas que é possível ir mais longe.

Neste sentido, reforçou, o programa MAC 2021-2027 – que será o instrumento fundamental para impulsionar a inserção regional das Regiões Ultraperiféricas da Macaronésia no seu espaço de cooperação –, contempla um conjunto de domínios para os quais as ações implementadas no contexto das ultraperiferias podem representar um evidente benefício para toda a União Europeia.

A Economia azul, foi um dos exemplos dados pelo secretário regional, nomeadamente no que se refere à exploração das potencialidades dos vastos recursos destas regiões – tendo em conta o seu peso na Zona Económica Exclusiva da União –, e o papel que podem desempenhar em áreas como o conhecimento do meio marinho, a segurança e a governação marítima.

Da mesma forma, a proteção da biodiversidade, tendo em consideração a particular riqueza das Regiões Ultraperiféricas neste domínio e os efeitos positivos ao nível da luta contra as alterações climáticas, devendo fomentar-se uma articulação de meios e soluções com os países terceiros vizinhos, incluindo o domínio da prevenção de catástrofes naturais.

O desenvolvimento de energias renováveis, aproveitando as características favoráveis existentes no espaço de cooperação e o facto da inserção regional das RUP nos respetivos espaços de cooperação influir positivamente no desenvolvimento dos países terceiros vizinhos, poderá facilitar também o acesso da União a novos mercados regionais relevantes, foram outros dos benefícios apontados por Rogério Gouveia, que fez votos de que o resultado deste evento seja o de um caminho trilhado em conjunto, rumo a uma estratégia de cooperação europeia cada vez mais ambiciosa e com um enfoque cada vez maior na resposta sustentável aos desafios enfrentados pelas Regiões Ultraperiféricas e pela União Europeia no seu conjunto.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.