Pesquisar

Secretário Regional das Finanças reuniu com representantes da Euromar

Em cina da mesa da reunião, estiveram assuntos pendentes sobre o Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR). 06-12-2023 Finanças
Secretário Regional das Finanças reuniu com representantes da Euromar

O MAR é atualmente o 3º maior Registo Internacional da União Europeia e o 4º em toda a Europa, encontrando-se nos “top 13” a nível mundial.

A nível qualitativo, os seus elevados padrões de segurança são corroborados pela sua inclusão contínua nas “listas brancas”, tanto do Memorando de Paris como no de Tóquio.

Para além do total de embarcações registadas – 989 a 30 de novembro de 2023 –, o crescimento do MAR nos anos mais recentes é também definido pela subida da tonelagem de arqueação bruta (TAB) e pela descida da idade média dos navios registados.

Entre os vários contributos do Registo Internacional de Navios para Portugal e para a Madeira, importa pontificar, o regresso do país ao mundo do transporte marítimo internacional, com a presença em diversas instituições internacionais de enorme prestígio no sector, como é o caso específico da International Maritime Organization (IMO), constituindo-se, portanto, como um veículo de promoção global da Madeira e de Portugal no mundo inteiro.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.