Pesquisar

Madeira terá um Centro de Competências em Cibersegurança

Secretário Regional das Finanças presidiu, esta tarde, à cerimónia de assinatura do acordo de consórcio. 06-12-2023 Finanças
Madeira terá um Centro de Competências em Cibersegurança

Foi assinado, hoje, o acordo de consórcio entre o Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional das Finanças, a UMA – Universidade da Madeira, a ACIF- Associação Comercial e Industrial do Funchal, a AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, a Startup Madeira e a ARDITI -  Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, para a criação do C3M - Centro de Competências em Cibersegurança da Região Autónoma da Madeira.

Com um investimento superior a 380 mil euros, o C3M terá como missão apoiar as organizações do sector público – incluindo autarquias e sector empresarial da Região –, com particular foco nos serviços importantes e essenciais na prevenção e resposta a ciberincidentes.

Este Centro deverá estender a sua ação ao sector privado, sobretudo às pequenas e médias empresas (PMEs), por serem entidades mais vulneráveis aos ciberataques, dadas as limitações que os seus recursos estabelecem.

As capacidades dos Serviços de Cibersegurança da Direção Regional de Informática, deverão ser o maior contributo ao C3M, na medida em que a tecnologia existente e em desenvolvimento, as políticas e procedimentos que se pretendem implementar e os profissionais especializados virão, certamente, aumentar a ciber-resiliência da Madeira e, consequentemente, do país.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.