Pesquisar

Governo Regional e Câmara Municipal do Funchal encetam cooperação para enfrentarem desafios urbanos

Entidades aproveitam oportunidade para dar mais um passo na aceleração do nível de desenvolvimento urbano na Região 16-01-2024 Finanças
Governo Regional e Câmara Municipal do Funchal encetam cooperação para enfrentarem desafios urbanos

O Secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia, defendeu, hoje, que o reforço da política de coesão social, a introdução de novas oportunidades de negócio e emprego, de competitividade, inovação e sustentabilidade e, acima de tudo, a melhoria da qualidade de vida das populações, são os objetivos da política de regeneração e reabilitação urbanas que está a ser empreendida na Região.

Uma política centrada em resultados, no desenvolvimento sustentável comprometido com o futuro das novas gerações, com implicações na inclusão social, na dinamização económica e na melhor utilização de recursos e na eficiência energética, reforçou o governante na apresentação pública da cooperação entre o Instituto de Desenvolvimento Regional e a Câmara Municipal do Funchal no âmbito do "Plano de Ação do Instrumento Territorial Integrado da Área Funcional Urbana do Funchal" incluído no Programa Regional Madeira 2030.

“O projeto que hoje é apresentado assenta num conceito simples, que passa por apoiar as nossas cidades a transformarem-se e adaptarem-se aos enormes desafios urbanos, desenvolvendo o seu potencial criativo e inovador, dentro dos limites das suas competências, financiamento e capacidade”, disse Rogério Gouveia, salientando que face ao estádio de desenvolvimento que a Região atingiu e à maturidade de execução dos programas de cofinanciamento, este é o momento certo e estes são os atores para a aplicação deste tipo de instrumento.

Para o efeito, destacou o responsável pelas finanças públicas regionais, é fundamental aproveitar muito bem os fundos europeus disponíveis no novo período de programação 2021/2027, para promover a transição para os novos paradigmas competitivos.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.