Pesquisar

Livro Branco da Macaronésia apresentado

O Secretário Regional das Finanças, revelou, esta tarde, no Salão Nobre do Governo, o documento orientador para a cooperação entre as Regiões Ultraperiféricas desta região . 26-01-2024 Finanças
Livro Branco da Macaronésia apresentado

Foi, hoje, apresentado, o Livro Branco da Macaronésia, que reflete a prioridade política dada à cooperação territorial nesta região biogeográfica, sobretudo entre as Regiões Ultraperiféricas e os países terceiros associados.

Elaborado no contexto do projeto INTEGRA, este documento orientador, que envolveu a Madeira, os Açores, as Canárias e Cabo Verde, foi aprovado no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Territorial Europeia - INTERREG-MAC 2014-2020 e comparticipado pelo FEDER em 85%.

Como explicou o secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, o livro centra-se na identificação de setores de elevado valor acrescentado, comuns aos territórios da Macaronésia, com potencial de cooperação.

Neste sentido, inclui uma análise aprofundada a domínios fundamentais como o Turismo e Transportes, a Administração Pública e a Formação, Água e Resíduos e a Energia, bem como o conjunto de estratégias, ações específicas e propostas inovadoras nestes domínios.

“O Livro efetua um diagnóstico geral da Macaronésia e uma análise específica dos setores económicos de elevado valor acrescentado considerando a elaboração de potenciais sinergias para impulsionar a integração regional e uma análise das dimensões socioeconómica, territorial, política, regulamentar, ambiental e social, sendo identificados pontos fracos, ameaças, pontos fortes e oportunidades de cada setor”, sublinhou, na apresentação pública, o secretário das Finanças.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.