Pesquisar

15 milhões para a competitividade das empresas regionais

Vice-presidente anunciou hoje dois novos mecanismos financeiros de apoio para impulsionar projetos de valor acrescentado à economia da Região Autónoma da Madeira. 18-02-2019 Finanças
15 milhões para a competitividade das empresas regionais

O Vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, anunciou hoje o lançamento de um concurso internacional para uma nova linha de instrumento financeiro, com vista ao reforço da competitividade das empresas regionais, no valor de 15 milhões de euros.

De acordo com o governante, o concurso está, neste momento, a ser ultimado e pretende estimular o empreendedorismo e a capacidade inovadora, promover a internacionalização das empresas madeirenses e porto-santenses e reforçar a competitividade da economia regional.

O vice-presidente falava na cerimónia pública de apresentação do acordo financeiro formalizado entre a Vice-presidência do Governo Regional, através do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), e a Instituição Financeira de Desenvolvimento, vulgo Banco de Fomento e que tem como principal objetivo conceber fontes de financiamento alternativas, Business Angels, que permitam o crescimento de empreendimentos jovens (startups) e ajudar as pequenas e médias empresas (PME) a terem capital próprio.

Através deste novo acordo de financiamento, o Governo Regional alocou 2,4 milhões de euros para instrumentos de capital de risco e business angels, que são já umas das principais formas de financiamento para jovens empresas, startups ou investimentos de risco, com elevado potencial de rentabilização.

“É desta forma que procuramos ajudar as nossas empresas e apoiar quem empreende: garantindo o acesso ao financiamento e, sobretudo, ao capital, essencial ao crescimento das pequenas e médias empresas regionais, gerador de mais investimentos, e consequentemente, de mais emprego, mais riqueza e desenvolvimento económico”, afirmou Pedro Calado.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.