Pesquisar

PRR: Projeto “Viver com Abrigo” ganha novo espaço

A partir de hoje, Câmara de Lobos passa a dispor de um espaço destinado ao acompanhamento individualizado e centrado no sucesso da integração das pessoas em situação de sem abrigo. 07-09-2023 Inclusão e Juventude
PRR: Projeto “Viver com Abrigo” ganha novo espaço

Trata-se de uma candidatura, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apresentada pelo Centro Social e Paroquial do Carmo e aprovada pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania.

 

Localizado no coração da freguesia de Câmara de Lobos, este novo espaço, dinamizado pelo Centro Social e Paroquial do Carmo, através da Casa de São José, assegura uma intervenção inédita proporcionando dois tipos de respostas sociais: Equipas de Rua Multidisciplinares - acompanhadas por uma assistente social e uma psicóloga – e melhoria e criação de novas infraestruturas.

 

O espaço hoje apresentado é composto por balneários, um gabinete de acompanhamento, uma loja social, lavandaria, um atelier ocupacional, dois gabinetes técnicos especializados (enfermagem) e cinco apartamentos partilhados da tipologia T0 preparados para assegurar apoio, acompanhamento social e o alojamento de caráter transitório e temporário numa fase de plena preparação para a reintegração na sociedade.

 

No global, esta intervenção, apoiada no âmbito do PRR, através da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, representa um investimento acima de 1 milhão de euros, nas suas duas valências.

 

Este projeto vem garantir um acompanhamento individualizado às pessoas nas mais diversas fases da sua reabilitação, nomeadamente através de acompanhamento nas idas às consultas, procura de emprego, articulação com a família e mesmo na obtenção dos apoios que necessitem para que sejam bem-sucedidas na integração plena na sociedade.

 

Durante a abertura do novo espaço, a Secretária Regional, em representação do Governo Regional, salientou que “a intervenção social tem de ser uma ação concertada e articulada entre os vários parceiros que atuam junto desta população. Estamos de mãos dadas para ajudar estes seres humanos a se levantarem. O nosso objetivo é trabalhar para encontrar as melhores soluções. Contudo, a nossa ação não se esgota aqui. Quero ainda deixar uma palavra de agradecimento ao Centro Social e Paroquial do Carmo e à Casa de São José, instituição que nos dá muita confiança, com muito profissionalismo e dinamismo e, ainda, à Câmara Municipal de Câmara de Lobos por todo o empenho na materialização deste grande projeto”.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.