Pesquisar

Projeto “Com a nossa companhia” apoia jovens e população sénior na Camacha

Governo Regional apoia financeiramente projeto promovido pela Casa do Povo da Camacha 17-07-2021 Inclusão e Juventude
Projeto “Com a nossa companhia” apoia jovens e população sénior na Camacha

O Governo Regional vai apoiar financeiramente o projeto “Com a nossa companhia”, promovido pela Casa do Povo da Camacha, destinado a apoiar os jovens e idosos residentes na freguesia, de modo a fazer face aos novos desafios apresentados pela pandemia da doença da COVID-19, procurando diminuir o impacto social nas famílias. 

O apoio do Governo Regional, formalizado no dia 15 de julho, em reunião com o Dr. Ricardo Vasconcelos, ascende aos 11 mil euros.

 

A Casa do Povo da Camacha, com estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), foi fundada em 1937, pelo que, há já 84 anos, presta os mais variados serviços de proximidade à população da freguesia da Camacha. Tem como objetivo principal promover na comunidade o desenvolvimento social, formativo, cultural, recreativo, desportivo, entre outros. Promove também ações de cariz social, no âmbito do apoio à pessoa idosa, à família, à integração social e comunitária, quer por iniciativa própria, quer em colaboração com outras entidades públicas ou privadas.

 

Com o projeto “Com a nossa companhia”, a Casa do Povo pretende apoiar os jovens, até aos 25 anos, da freguesia, com o objetivo de dotá-los de competências sociais, necessárias à inserção familiar e comunitária, através de formação prática, de curta duração.

Há também a preocupação de apoio aos idosos, com o objetivo de combater a sua solidão, realizando um acompanhamento regular, com enfoque especial aos que vivem isolados e/ou sós.

Trata-se de mais um projeto social que surge em contexto de pandemia da COVID-19, que veio acentuar algumas fragilidades ao nível da comunidade, que precisam agora de ser colmatadas.

 

Augusta Aguiar, Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, realça que “este projeto da Casa do Povo da Camacha é mais uma resposta à pandemia da COVID-19, uma forma de apoiar a população em situação de maior vulnerabilidade social causada pela pandemia. A dinamização deste projeto mostra que estas instituições estão atentas à realidade da população local, e puderam perceber que não foi apenas a população idosa a sentir os efeitos da pandemia, mas também os mais jovens, cujas rotinas e realidades diárias foram alteradas substancialmente. A proteção da população idosa e das crianças e jovens em risco são dois dos grandes desígnios do Governo Regional, pelo que o projeto conta com todo o nosso apoio”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.