Pesquisar

Governo atento a vulnerabilidades dos idosos no consumo

No Dia Mundial dos Avós, Augusta Aguiar presidiu à sessão de abertura da apresentação do “Ciclo de Encontros COMsumo" 27-07-2021 Inclusão e Juventude
Governo atento a vulnerabilidades dos idosos no consumo

«O Governo Regional tem estado atento às eventuais vulnerabilidades dos idosos, no que concerne ao consumo, dando continuidade às políticas e às regras que asseguram um nível muito elevado de proteção dos consumidores e reforçam os seus direitos». A garantia foi dada pela Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, que presidiu à sessão de abertura da apresentação do “Ciclo de Encontros COMsumo – A Proteção do Consumidor Vulnerável – Atuais Desafios”, que se realizou na Casa Museu Frederico de Freitas, no Dia Mundial dos Avós.

 

No discurso, Augusta Aguiar evidenciou que «o executivo madeirense tem estado empenhado no fortalecimento e na garantia do respeito pelos direitos dos consumidores vulneráveis, como o direito à informação, por forma a estes tomarem decisões livres e esclarecidas, pois a informação é, sem dúvida, o instrumento mais eficaz perante ameaças que possam surgir».

 

A governante explicou que «não foi por acaso que a Comissão Europeia, na elaboração da Agenda do Consumidor para os próximos anos, considerou prioritário, a par da transição ecológica e digital, capacitar os consumidores especialmente vulneráveis, onde se incluem os idosos, de modo a lhes assegurar uma maior e melhor proteção». E prosseguiu: «Com informação, emergirá, seguramente, o reforço da proteção dos direitos e dos legítimos interesses dos consumidores especialmente vulneráveis da Região Autónoma da Madeira, compromisso que o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, continuará a assumir, em prol de uma sociedade de consumo cada vez mais justo e equilibrado».

 

O ciclo de encontros envolverá ações de sensibilização e conferências, permitindo uma abordagem concertada e dinâmica sobre a temática em apreço, pretendendo constituir «um importante impulso para uma maior sensibilização da comunidade em geral para a importância da literacia, na prevenção e resolução de conflitos e, consequentemente, para o efetivo respeito pelos direitos dos consumidores, em geral, e dos consumidores mais vulneráveis, em particular», evidenciou.

 

Augusta Aguiar disse, ainda, que, neste Dia Mundial dos Avós, a melhor forma de homenagear os nossos Avós é reconhecer que estes têm «direitos inalienáveis, também enquanto consumidores». Como tal, é importante «exigir que sejam respeitados, precisamente porque esses direitos lhe são atribuídos de modo muito especial, por lei, face às naturais vulnerabilidades que apresentam», assegurou.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.