Pesquisar

Governo Regional aprova aumento remuneratório às ajudantes domiciliárias

As ajudantes domiciliárias das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) irão receber um aumento de 70 euros mensais, com efeitos reportados a 1 de janeiro de 2022. 28-01-2022 Inclusão e Juventude
Governo Regional aprova aumento remuneratório às ajudantes domiciliárias

A garantia é dada pela Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, após deliberação de Conselho de Governo, reunido em plenário, ontem, dia 27 de janeiro.

 

“Pelo reconhecimento desta classe de profissionais. Porque o valor da sua remuneração mensal, fixada a nível nacional, é manifestamente insuficiente para o seu esforço e toda a dedicação, o Governo Regional resolve, assim, compensar e fixar um acréscimo mensal de 70 euros, que será pago às 6 instituições que gerem esta resposta social”, realça a Secretária Regional. À semelhança, aliás, do que acontece com as Ajudantes Domiciliárias do Instituto de Segurança Social da Madeira que recebem também este acréscimo pago diretamente pelo Governo Regional.

 

“É de realçar o grande espírito de dedicação e trabalho das Ajudantes Domiciliárias na nossa Região, que desenvolvem um trabalho meritório de grande relevância. E por isso mesmo, um dos objetivos estratégicos do Governo Regional é a valorização da sua carreira”, afirma Rita Andrade.

 

Os presentes apoios, a 6 IPSS, entre as quais, Associação Santana Cidade Solidária, Causa Social – Associação para a Promoção da Cidadania, Santa Casa da Misericórdia da Calheta, Centro Social e Paroquial de São Bento, Centro Social e Paroquial de Santo António e Centro Social e Paroquial da Graça, visam assegurar e garantir a atribuição do referido acréscimo remuneratório, em igualdade com o setor público, e tem efeitos reportados a 1 de janeiro de 2022.

 

Desta forma, as cerca de 560 ajudantes domiciliárias da RAM, irão novamente beneficiar de um acréscimo remuneratório mensal no valor de 70 euros, o que representa, no total, um apoio de meio milhão de euros, por parte do Governo Regional.

A Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, afirma que “este apoio é mais que merecido pelo trabalho desenvolvido” e expressa ainda “o profundo agradecimento do Governo Regional pelo trabalho desenvolvido pelas encarregadas do SAD juntamente com as ajudantes domiciliárias, manifestando a sua satisfação “pelo grande serviço que prestam, tendo em conta o objetivo comum de servir o próximo”.

 

Recorde-se que, no final do ano passado, mais precisamente em outubro, o Governo Regional, através do Instituto de Segurança Social da Madeira, procedeu à entrega de telemóveis às 13 encarregadas do Serviço de Ajuda Domiciliária (SAD). Segundo Rita Andrade, “este é mais um exemplo da valorização e dignificação da ação e da carreira destas profissionais, que diariamente se dedicam a cuidar da população idosa, em situação de maior vulnerabilidade. No que estiver ao nosso alcance, tudo faremos para melhorar e valorizar estas pessoas”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.